16/08/17

A Jornalista Janaina Waléria agradece ao empenho de todos que fazem o projeto “Se correr, o Boi te pega”



"Se Correr, o Boi Te Pega’’ foi o primeiro projeto da jornalista e produtora cultural, Janaina Waléria, aprovado pelo incentivo do Funcultura e, segundo a mesma, está sendo de grande aprendizado. O projeto contou com três oficinas: História, Cantigas e Loas do Boi Tira Teima, com Roberto Gercino (filho do Mestre Gercino); Musicalidade e Percussão, com Marconiel Rocha e a de Figurinos e Adereços, com Merielle Lino Lins. Além dos que contribuíram para que o projeto fosse um sucesso, Jô Barbosa da Comadres Produções, Paulo Ely na produção, Neidjane Tenório – Comunicação/Mídias Sociais e Mariana Souza - Coordenação Pedagógica, além de dois intérpretes de libras, garantindo acessibilidade. “Meu coração está grato a toda família Tira Teima pela confiança e pela forma que me acolheram. Não é fácil coordenar uma grande equipe, ainda mais de uma figura folclórica de 95 anos de existência. Eu não poderia deixar de falar na matriarca, Dona Lindaura, mulher de fibra, guerreira que sempre me acolheu com um abraço caloroso e um chazinho delicioso feito com tanto amor, uma forma linda de agradecer pela realização do projeto.” Diz Janaina Waléria.

Durante as oficinas alguns Mestres da cultura popular foram visitar e ver o trabalho que estava sendo desenvolvido, como Mestre João do Pife, Mestre Sebá, além de artistas e pessoas do governo municipal. “É muito bom ver o respeito de todos pelo Boi Tira Teima. Fiquei surpresa e muito feliz em presenciar a visita do cantor e compositor, Totonho, chegando com uma doação, isso não tem preço. O efeito que esse projeto fez nas pessoas é emocionante.” Afirma Janaina Waléria.

Vale lembrar que as oficinas durante o mês de Agosto acontecem no Terreiro do Boi Tira Teima. Quem tiver interesse em acompanhar o projeto é só acessar as páginas nas redes sociais e acompanhar todas as informações estão no facebook e instagram, ambas com o nome do projeto.
O objetivo dessas atividades é manter vivas as tradições da cultura de raiz e preservar nossa identidade cultural, como também estimular e conscientizar os brincantes do Boi abordando a importância do mesmo para Caruaru, e só está sendo possível pelo incentivo do Governo do Estado de Pernambuco/FUNCULTURA.

Os participantes receberão certificado ao final das oficinas. No último dia, em comemoração à conclusão do projeto, haverá um grande cortejo do Boi Tira Teima com os alunos do projeto, apresentando o que aprenderam, e todos serão convidados a participar dessa celebração da cultura popular.

Janaina Waléria - Trabalha na área cultural há 17 anos com a dança popular, tendo essas manifestações culturais como referência para o seu trabalho através do Balé Popular Avelós, fundado pela mesma no ano de 2005, é jornalista e produtora cultural.

Nenhum comentário: