11/10/17

EXCLUSIVO: Confira em primeira mão a Programação Completa do FETEAG 2017


Ações Formativas:

EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE TEATRAL
Agri Melo - Recife/PE
DESCOBRINDO A ESTÉTICA DO OPRIMIDO
NEXTO - Recife/PE
Dias: 14 e 15/10 (sábado e domingo)
Horário: Das 9 às 18h
Local: Museu da Fábrica de Caroá – Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru

A Busca Pela Descoberta de Uma Ancestralidade Teatral
Com a atriz e arte-educadora Agri Melo (Recife/PE). Para até 30 alunos a partir dos 16 anos. A ideia é ampliar os estudos sobre a Matriz africana e sua relação com o teatro contemporâneo.


DESCOBRINDO A ESTÉTICA DO OPRIMIDO
NEXTO - Recife/PE
Dias: 14 e 15/10  (sábado e domingo)
Horário: Das 9 às 18h
Local: Museu da Fábrica de Caroá – Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru.
Com os atores e arte-educadores Wagner Montenegro e Andréa Veruska, do Coletivo NEXTO (Recife/PE). Para até 25 participantes maiores de 16 anos. A proposta é voltada para artistas, profissionais e graduandos, surdos e ouvintes, que atuam ou pretendem atuar no ensino das artes

FAUSTIN LINYEKULA E FRANÇOIS MOÏSE BAMBA
República Democrática do Congo e Burkina Faso
Dia: 17/10 (terça-feira)
Horário: Às 15h
Local: Teatro Milton Baccarelli (CAC/UPFE), no Recife
Mediação: Prof Luís Reis (UFPE)
Bate-papo sobre a trajetória artística e processos criativos de Faustin Linyekula (República Democrática do Congo) e François Moïse Bamba (Burkina Faso). Participação de alunos dos cursos de Teatro e Dança da UFPE e mediação do professor Doutor Luís Augusto Reis.


A ORALIDADE COMO BASE EDUCACIONAL
François Moïse Bamba - Burkina Faso
Dias: 18 e 19/10 (quarta e quinta-feira)
Horário: Das 9 às 13h
Local: Teatro Milton Baccarelli (CAC/UPFE), no Recife
François Moïse Bamba é contador de histórias de Burkina Faso. Ele aprendeu a narrar histórias com seu pai. Assim, vem coletando e escrevendo numerosos contos, já tendo publicado diversos livros, principalmente da etnia Sénoufo.

Espetáculos:


BLACK OFF
Ntando Cele - Africa do Sul
Dias: 18/10 -  Teatro Apolo/Recife  e 20/10 - Teatro Rui Limeira Rosal/Caruaru
*Com legenda em português
Classificação Etária: 18 anos
Duração: 100min
O espetáculo, para maiores de 18 anos, aborda e enfrenta estereótipos racistas. Na primeira parte do espetáculo, a performer e atriz Ntando Cele assume o seu alter ego intitulado Bianca White, uma comediante sul-africana, viajante do mundo e filantropa, que julga saber tudo sobre negros no mundo inteiro e ainda quer ajudá-los a superar a sua “escuridão interior”. Na segunda parte, a atriz lida com estereótipos de mulheres negras e tenta descobrir como o público a vê. Com legendas em português, a provocante obra faz uma mistura de comédia stand-up, concerto de rock – há uma banda em cena – e performance. Este espetáculo é uma coprodução com o PRAIRIE, modelo de coprodução do Migros Culture Percentage para companhias de teatro e dança inovadoras da Suíça.


LE CARGO
Faustin Linyekula - República Democrática do Congo
Dias: 19/10 - Teatro Hermilo Borba Filho/Recife e 21/10 - Tetaro Rui Limeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 55min
Durante a última década, Faustin Linyekula tem contado histórias do Congo, de corpos e destinos violentados e abusados, irremediavelmente marcados pela grande História. Mas, como, por um momento, deixar de lado as palavras para falar sobre a memória de um corpo? Nesse caminho, em busca de si próprio, o performer partiu em busca de movimentos que já não se dançam mais: danças proibidas pelo deus do milagre e do despertar espiritual. Este espetáculo circula com o apoio do programa TransARTE, do Institut Français, selo que desde 2012 promove a circulação de propostas artísticas híbridas, estendendo os limites da arte contemporânea.


AMÊSA
Heloísa Jorge - Angola/Brasil
Dias: 19/10 - Teatro Rui Limeira Rosal/Caruaru e 20/10 no Teatro Hermilo Borba Filho/Recife
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 50min
 
O espetáculo é uma vivência que tem como provocação base o texto do dramaturgo angolano José Mena Abrantes, “Amêsa ou A Canção do Desespero”. De forma poética, conta um século da história de Angola pela perspectiva do feminino. A memória da personagem Amêsa, com suas perdas e dores, traz para a cena símbolos essenciais da mitologia da mulher, ao mesmo tempo que representa questões de um coletivo atingido pela guerra. Heloísa Jorge, atriz natural de Angola, é radicada no Brasil desde os 12 anos e graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. O espetáculo conta com músicas do angolano Wyza Kendy.


CONTES ET LEGENDES DU BUKINA FASO
François Moïse Bamba – Burkina Faso*
*Com tradução simultânea para o português por Laura Tamiana.
Dia: 21/10 - Teatro Hermilo Borba Filho/Recife
Classificação Etária: Livre
Duração: 40min
François Moïse Bamba é contador de histórias de Burkina Faso. Ele aprendeu a narrar histórias com seu pai. Assim, vem coletando e escrevendo numerosos contos, já tendo publicado diversos livros, principalmente da etnia Sénoufo. O espetáculo, então, é um convite para viajar a Burkina Faso, literalmente "terra dos homens íntegros”. Trata-se de uma descoberta dos povos desse país, em que se busca compartilhar suas culturas, suas histórias, suas crenças, seus valores, suas visões de mundo, para que haja um enriquecimento mútuo no respeito pelas nossas diferenças.


BRANCO: O CHEIRO DO LÍRIO E DO FORMOL
Alexandre Dal Farra e Janaína Leite - São Paulo/SP
Dias: 21/10 - Teatro Hermilo Borba Filho/Recife e 22/10 - Teatro Rui Liemira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 18 anos
Duração: 100min
Nesta polêmica obra do dramaturgo Alexandre Dal Farra, com direção dele e de Janaína Leite, uma família de classe média, formada por um pai, um filho e uma tia, vive um cotidiano comum, até que alguns acontecimentos externos os forçam a terem que lidar com o que existe do lado de fora da casa. A montagem, que estreou na MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo) com enorme repercussão, procura jogar um olhar crítico do branco sobre si mesmo, desconstruindo-se enquanto reprodutor do racismo naturalizado e estrutural. Montagem indicada para maiores de 18 anos.


OLHOS DE CAFÉ QUENTE
Soraya Silva - Itália/Brasil
Dias:
23/10 - (20h) Teatro Rui Limeira Rosal - SESC Caruaru
24/10 - (19h) Casa 76 - Praça Central do Povoado de Riacho Doce - Caruaru/PE
25/10 - (19h) Salão Paroquial - Praça Central do Povoado de Pau Santo - Caruaru/PE
26/10 - (19h) Associação dos Moradores do Bairro Agamenon - Caruaru/PE
27/10 - (19h) Associação dos Moradores do Alto Moura - Caruaru/PE
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 60min
 
Partindo de obras das autoras Carolina Maria de Jesus, escritora, catadora de papel, habitante da extinta favela do Canindé, e Elisa Lucinda, poetisa responsável por uma literatura avassaladoramente feminina, o espetáculo prioriza a cena vazia de elementos para encontrar a defesa de uma heroína, “mulher, negra e pobre”, no corpo da atriz Soraya Silva. Ela é a porta-voz destes tantos sobreviventes frente aos preconceitos diários, camuflados e perigosos, que a afiada lâmina social corta e fere, por vezes, fatalmente. Direção de Quiercles Santana.

A RECEITA
O Poste Soluções Luminosas – Recife/PE
Dias: 24/10 - Teatro Rui Liemeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 45min
Obra tragicômica que descreve o universo de uma mulher num processo de libertação. Como num acerto de contas, a atriz Naná Sodré interpreta uma anônima que confessa como passou a maior parte do tempo temperando suas ilusões com sal, alho e coentro com cebolinha, até mesmo em momentos desatinados. O espetáculo revela as situações vividas no ambiente domiciliar/social de várias mulheres pelo mundo afora. Morte, violência, loucura e a intolerância são narradas neste solo pautado numa dramaturgia de Samuel Santos, também diretor da proposta, antenado com as questões de uma personagem no seu processo limite.

ROSÁRIO
Felícia de Castro - Salvador/BA
Dia: 25/10 - Teatro Rui Limeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 70min
 
Inspirada na simbologia da Coroação de Reis Negros – sempre viva nos Congados mineiros e em outros folguedos nacionais –, a peça é interpretada pela atriz e pesquisadora baiana Felícia de Castro e nos oferece uma experiência cênica baseada na formação da identidade brasileira sob o aspecto do feminino. O texto revela o que representou o encontro de culturas diversas e a religiosidade como estratégia de resistência e sobrevivência numa realidade hostil. Através de canções e explosões de textos, a atriz traz à cena um rosário de mulheres, como que reunidas em uma única prece. O repertório textual é pautado em poemas autorais e em textos sobre a invasão ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (CE), em canções do Reisado de Congo (CE), em corridos de Capoeira, em orações do catolicismo popular, e no livro “Viva o Povo Brasileiro!”, de João Ubaldo Ribeiro. Direção de Demian Reis.

ISTO NÃO É UMA MULATA
Mônica Santana - Salvador/BA
Dias: 26/10 - Teatro Rui Limeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 18 anos
Duração: 40min
Partindo da famosa frase proferida por Gilberto Freyre, “Branca para casar. Mulata para fornicar. Negra para trabalhar”, a artista baiana tece esta obra que questiona as formas de representação da mulher negra: seja a mestiça hipersexualizada, de formas exuberantes e sempre disponível para o sexo, seja a negra escura para o serviço braçal, tendo como ponto de partida a ironia da imagem canonizada da mulher negra nas artes e na mídia, visitando diferentes referências e criando novos discursos. Trata-se de um projeto crítico de multilinguagens, com direção, dramaturgia e atuação da própria Mônica Santana.

LUZIR É NEGRO!
Teatro de Fronteira - Recife/PE
Dia: 27/10 - Teatro Rui Limeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 90min
O espetáculo revela dilemas do racismo e como o preconceito afeta a vida social. Sob direção de Rodrigo Dourado, a peça traz como elemento simbólico as memórias familiares do ator Marconi Bispo, da sua trajetória no teatro e como filho-de-santo/praticante do candomblé, além de discorrer sobre o negro e o debate público referente às questões raciais contemporâneas. A dramaturgia transita, então, entre o passado e o presente muito recente, o público e o privado, a ficção e a realidade, por vezes dura, mas divertidamente crítica.


BRASIL EM CASA. HOME VISIT CARUARU
Rimini Protokoll - Alemanha/Brasil
Dias: 23 a 26/10 - Residências selecionadas
Este é um espetáculo/performance que cabe num apartamento, na intimidade da nossa casa e questiona o que é a república: uma coligação de estados, uma identidade cultural ou uma forma de coabitação? Políticos costumam responder que república é uma ideia em mudança constante, mas para o cidadão comum esta verdade abstrata talvez represente pouco. O grupo Rimini Protokoll aceitou o desafio de fazer caber este conceito político na realidade concreta de um apartamento. Numa sala de estar de uma casa particular, 15 pessoas tomam parte de uma performance/jogo que entrelaça histórias pessoais com os mecanismos políticos do Brasil. Afinal, quanta democracia temos em nós? Cada performance acontecerá em diferentes residências de Caruaru. O FETEAG oferecerá transporte gratuito, ida e volta, partindo do Shopping Difusora até o local cênico. Inscrições pelo site www.feteag.com.br. Este projeto foi viabilizado a partir da parceria com os festivais Tempo_Festival (RJ) e FIAC (BA), e do apoio do Centro Cultural Brasil Alemanha, Goethe-Institut Brasil e do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

OS FILHOS DO CÉU E OS CORAÇÕES DE TAMBOR
Coletivo Heteaçã e Universidade Federal de Alagoas/UFAL – Maceió/AL
Dia: 23/10 - Marco Zero/Caruaru
Classificação Etária: Livre
Duração: 60min
Histórias, viagens e destino acompanham nossos três narradores, que guiados pelo que contam os filhos do céu procuram eco e escuta onde moram os corações de tambor. Este espetáculo de narrativas na rua, com direção de Toni Edson, reúne contos de tradição oral africana com canções originais que provocam o imaginário dos transeuntes. Melhor emprestar os ouvidos para navegar...


AQUI, ONDE NOS ENCONTRAMOS
Grupo Teatral Jovem Em Cena e SESC Santo Amaro – Recife/PE
Dia: 24/10 - Teatro rui Limeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 140min
Nesta obra infantojuvenil inédita do dramaturgo Luiz Felipe Botelho concebida a partir de oficina com o próprio elenco, os irmãos Kaline, Radijalson e Renata buscam um abrigo seguro para se protegerem do caos que está no mundo e acabam encontrando um local abandonado. Lá, onde tudo parece ganhar vida, vários encontros acontecem. Nessa caminhada é preciso ficar atento às surpresas que estão por vir e se permitir viver essa aventura com novos seres, habitantes daquele espaço essencialmente teatral. Direção de Flávio Santos.

ISADORA, UM ESPETÁCULO DE PLÁGIOCOMBINAÇÃO
Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE
Dia: 25/10 - Teatro Rui Limeira Rosal
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 40min
Um divertido experimento cênico, com criação coletiva e direção de Marianne Consentino, resultante da disciplina “Consciência Corporal e Expressão Artística”, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. Descaradamente inspirado no espetáculo “Gala”, de Jerome Bel, a proposta mistura referências diversas da dança, do teatro e da cultura popular na busca pela expressão da singularidade de cada corpo.


JOGOS NA HORA DA SESTA
Curso Livre de Teatro e Teatro Experimental de Arte/TEA – Caruaru/PE
Dia: 26/10 - Teatro Rui Limeira Rosal/Caruaru
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 50min
Indicada para maiores de 14 anos, a obra é uma estranha brincadeira de crianças, sem risos, sem graça e revela jogos que nos alertam para o quanto os adultos e a sociedade influenciam decisivamente na formação das crianças. É este universo violento e adultamente deturpado que a autora Roma Mathieu aborda nesta peça dirigida por Pedro Henrique e Rosbergg Alexander. Ditadura, bullying, preconceito, sexualidade e intolerância são fomentados como brincadeiras banais nesta montagem. A sociedade e a televisão assumem as rédeas de nosso futuro, e então, desde cedo, criamos alguns pequenos monstros. Até onde?  Até quando?


E AGORA, NO ESCURO
Cia. de Teatro Exato e Exato Colégio & Curso – Caruaru/PE
Dia: 27/10 - Teatro Rui Limeira Rosal
Classificação Etária: Livre
Duração: 50min
No enredo desta peça para todas as idades, escrita e dirigida por Gabriel Sá, Ziggy, Frida, Lili, Nara e Pingo são três crianças que ficam presas em uma casa em um dia de chuva e falta de energia elétrica. Elas resolvem, então, inventar brincadeiras para espantar o medo. Longe de toda tecnologia, a peça faz um resgate de brincadeiras antigas e uma conscientização de como a tecnologia pode ser muito útil ao homem, mas, que pode também afastá-los cada vez mais.

Ações Reflexivas:


Africanidades, Cultura e Resistência

De 23 a 27 de outubro de 2017 (segunda a sexta-feira), em Caruaru, sempre das 15 às 17h, com temáticas diferentes diariamente

Dia 23 de outubro de 2017 (segunda-feira)
Tema: História da África: A História Negra Resiste
Local: Accacil (Academia Caruaruense de Cultura, Ciência e Letras)
Debatedores: Aristóteles Veloso (professor e Doutorando) e Joana Figueiredo (professora e secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres)
Mediadora: Maria Patrícia da Silva (acadêmica de Direito e membro do Projeto Adoção de Presos da Asces Unitas)
 
Dia 24 de outubro de 2017 (terça-feira)
Tema: Brasil Afrodescendente: Os Direitos do Povo Negro e as Dívidas Históricas
Local: Auditório do Ministério Público
Debatedores: Anderson Carvalho (advogado e assessor ministerial) e Lucimary Passos (advogada e professora)
Mediadora: Joana Figueiredo (professora e secretária-adjunta da Secretaria de Políticas Para Mulheres)
 
Dia 25 de outubro de 2017 (quarta-feira)
Tema: Religiões de Matrizes Africanas: Ancestralidade e Resistência
Local: Colégio Municipal Álvaro Lins
Debatedores: Ekedy Layze D´Logun Edé (advogado e assessor da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Caruaru), Ivan Ty Àira (Babalorixá) e Huntó Reiner (Ogan)
Mediadora: Lucimary Passos (professora e advogada)
 
Dia 26 de outubro de 2017 (quinta-feira)
Tema: Afrodescendentes nas Mídias e nas Produções Artísticas
Local: Escola do SESI Caruaru
Debatedores: Chris Mendes (cantora e assessora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas Para Mulheres da Prefeitura Municipal de Caruaru), Renata Araújo (jornalista e youtuber) e Raquel Santana (cantora e feminista negra)
Mediador: Gabriel Sá (cantor, ator e produtor cultural)
 
Dia 27 de outubro de 2017 (sexta-feira)
Tema: Lutas Contra o Racismo
Local: Escola Estadual Professora Maria Auxiliadora Liberato
Debatedores: Teresa Raquel (professora, pedagoga e pesquisadora da Lei 10.639/03 junto à SEDUC) e Michele Guerreiro (professora e Doutoranda)
Mediador:  José Laércio Ramos (professor).

A 27ª Edição do FETEAG começa na próxima semana, do dia 18 até 29 de outubro. Mais informações de como participar, assistir os espetáculos e inscrições aqui no site oficial.

Nenhum comentário: