19/10/17

Mostra Estudantil do 27º FETEAG reúne cinco diferentes propostas cênicas

Isadora, Um Espetáculo de Plagiocombinação
Peças de Maceió, Recife e Caruaru. Alunos da rede pública de ensino caruaruense também serão levados aos espetáculos. A entrada é sempre franca

Cinco propostas cênicas bem diferenciadas compõem a programação da Mostra Estudantil do 27º FETEAG (Festival de Teatro do Agreste), cuja primeira sessão acontece nesta segunda-feira (23 de outubro), às 16h, gratuitamente, no Marco Zero de Caruaru. A partir de terça-feira e até a sexta-feira, os espetáculos de caráter estudantil ocuparão o Teatro Rui Limeira Rosal, no SESC Caruaru, sempre às 10 horas da manhã, com entrada franca. São produções que chegam das cidades de Maceió (AL) e Recife, mas também duas como frutos da própria Caruaru, uma delas específica para maiores de 14 anos. Sem caráter competitivo, as peças também serão vistas por alunos da rede pública de ensino de Caruaru. Para o público em geral, basta chegar alguns minutos antes de cada sessão e pegar seu ingresso gratuitamente na bilheteria. Confira detalhes de cada um dos espetáculos:

Os Filhos do Céu e os Corações de Tambor (Coletivo Heteaçã e Universidade Federal de Alagoas/UFAL – Maceió/AL)

Dia 23 de outubro de 2017 (segunda-feira), às 16h, no Marco Zero

Histórias, viagens e destino acompanham nossos três narradores, que guiados pelo que contam os filhos do céu procuram eco e escuta onde moram os corações de tambor. Este espetáculo de narrativas na rua, reunião de contos da tradição oral africana, com tradução e direção de Toni Edson e atuação dos int´repretes Joesile Cordeiro, Gessyca Geyza e Wanderlândia Melo, reúne contos de tradição oral africana com canções originais que provocam o imaginário dos transeuntes. Melhor emprestar os ouvidos para navegar...

Aqui, Onde Nos Encontramos (Grupo Teatral Jovem Em Cena e SESC Santo Amaro – Recife/PE) – Com debate após a sessão.

Dia 24 de outubro de 2017 (terça-feira), às 10h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

Nesta obra infantojuvenil inédita do dramaturgo Luiz Felipe Botelho concebida a partir de oficina com o próprio elenco, os irmãos Kaline, Radijalson e Renata buscam um abrigo seguro para se protegerem do caos que está no mundo e acabam encontrando um local abandonado. Lá, onde tudo parece ganhar vida, vários encontros acontecem. Nessa caminhada é preciso ficar atento às surpresas que estão por vir e se permitir viver essa aventura com novos seres, habitantes daquele espaço essencialmente teatral. Direção do saudoso artista Flávio Santos, com assistência de Ju Torres e Pedro Rodrigues. No elenco, Alcione Aquino, Amanda Freitas, Artur Andrade, Beatriz Silva, Beca Oliveira, Cynthia Nunes, Eduardo Bezerra, Eva Deval, Gracyelle Miranda, João Victor Lima, Marcelo Mendes, Raissa Lemos, Sandy Sena, Thiago Augusto e Yuri Martins. Atriz Convidada: Terezinha Guedes.

Isadora, Um Espetáculo de Plagiocombinação (Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE) – Com debate após a sessão.

Dia 25 de outubro de 2017 (quarta-feira), às 10h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

Um divertido experimento cênico, com criação coletiva e direção de Marianne Consentino, resultante da disciplina “Consciência Corporal e Expressão Artística”, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. Descaradamente inspirado no espetáculo “Gala”, de Jerome Bel, a proposta mistura referências diversas da dança, do teatro e da cultura popular na busca pela expressão da singularidade de cada corpo. Esta montagem já está confirmada na programação do 24º Janeiro de Grandes Espetáculos, em janeiro de 2018, no Recife, como representante do Festival Estudantil de Teatro e Dança. No elenco, Alice Vitória, Anderson Cleber, André Lourenço, Anne Andrade, Breno Pereira, Bruna Santos, Carolina Holanda, Clécio Matheus, Dalington de Souza, Danilo dos Santos, Gabriela Braga, Gabrielly Aguiar, Hannah Abner, Iale Rodrigues, João Victor de Lima, Joeb Andrade, Kennyo Freitas, Krys

Cipriano, Luciano Pedro Jr., Márcio Gomes, Roberto Sterenberg, Sabrina Clemente, Tales Pimenta, Thales Rodrigues, Victor Leal, Yuri Beyle e Wilker Duda.

Jogos na Hora da Sesta (Curso Livre de Teatro e Teatro Experimental de Arte/TEA – Caruaru/PE) – Com debate após a sessão.


Dia 26 de outubro de 2017 (quinta-feira), às 10h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

Indicada para maiores de 14 anos, a obra é uma estranha brincadeira de crianças, sem risos, sem graça e revela jogos que nos alertam para o quanto os adultos e a sociedade influenciam decisivamente na formação das crianças. É este universo violento e adultamente deturpado que a autora Roma Mathieu aborda nesta peça dirigida por Pedro Henrique e Rosbergg Alexander. Ditadura, bullying, preconceito, sexualidade e intolerância são fomentados como brincadeiras banais nesta montagem. A sociedade e a televisão assumem as rédeas de nosso futuro, e então, desde cedo, criamos alguns pequenos monstrous, mas até onde? Até quando? No elenco, Abner Lima, Alanis Pereira, Clécio Vila Nova, Helen Christine, Jackson Freire, Luânderson Nunes, Maurício Silva e Victória Melo.

E Agora, no Escuro? (Cia. de Teatro Exato e Exato Colégio & Curso – Caruaru/PE) – Com debate após a sessão.


Dia 27 de outubro de 2017 (sexta-feira), às 10h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

No enredo desta peça para todas as idades, escrita e dirigida por Gabriel Sá, Ziggy, Frida, Lili, Nara e Pingo são três crianças que ficam presas em uma casa em um dia de chuva e falta de energia elétrica. Elas resolvem, então, inventar brincadeiras para espantar o medo. Longe de toda tecnologia, a peça faz um resgate de brincadeiras antigas e uma conscientização de como a tecnologia pode ser muito útil ao homem, mas, que pode também afastá-los cada vez mais. No elenco, Renata Vasconcelos, Paulo Vinícius, Victor Lucena, Nádia Samara e Emilly Silva.

Crédito das fotos: Aqui, Onde Nos Encontramos (Leandro Lima), Isadora, Um Espetáculo de Plagiocombinação (Thiago Zimmerle), Jogos na Hora da Sesta (Ryan Júnior) e E Agora, no Escuro? (Karen Melo).

Maiores informações: www.feteag.com.br ou (81) 9 9292 1316 Leidson Ferraz.

Nenhum comentário: