23/03/18

Começou a Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco


Começou a Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, que tem como objetivo único a consolidação do Plano Estadual de Cultura do estado, que está acontecendo no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco, Sindsprev, Recife.

Em sua fala, o Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, disse que esse momento é de celebração política, social e cultural.
- "É um contraponto ao momento que o país vive. Uma ousadia política e afirmação democrática", afirmou.

A IV Conferência começou nessa sexta, 23, e termina com o almoço no domingo, 25. Os delegados eleitos aprovarão uma proposta de Plano, que seguirá para aprovação do Conselho Estadual de Política Cultural e posterior desdobramento em legislação, Lei e Decretos que normatizarão o planejamento da política pública de Cultura do Estado.

O Plano está dividido em oito eixos: Patrimônio Cultural e Memória; Gestão, Infraestrutura e Participação Social; Desenvolvimento Simbólico da Cultura, Economia da Cultura, Pesquisa e Formação Artístico Cultural, Cultura e Educação, Cultura e Comunicação e Territórios, Territorialidades e Políticas Afirmativas. Dentro desses oito eixos, foram formulados 24 objetivos estratégicos com 96 ações estratégicas. Após discussões em grupos de trabalho durante as pré-conferências, as propostas/ações estratégicas tiveram uma média de 78% de aprovação, e cerca de 21% das propostas foram editadas.

Nenhum comentário: