22/03/18

Severino Vitalino entre os ganhadores do Prêmio do Ministério da Cultura


O mestre Severino Vitalino foi agraciado pelo Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura

Severino, com o pai, o consagrado mestre Vitalino, aprendeu a modelar o barro e retratar personagens e bonecos da realidade local. As obras de Mestre Vitalino podem ser vistas no Museu do Barro de Caruaru, em Pernambuco; e no Museu Casa do Pontal, o mais importante museu de arte popular do Brasil, no Rio de Janeiro. O mestre criou uma narrativa visual expressiva sobre a vida no campo e nas vilas do nordeste pernambucano. Realizou esculturas antológicas, como "o enterro na rede", "cavalo marinho" e "casal no boi", entre outras.

O Ministério da Cultura (MinC) vai repassar dia 26 os recursos aos vencedores da 5º edição do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros. Até o dia 2 de abril, serão pagas 411 das 500 iniciativas premiadas (331 pessoas físicas e 80 pessoas jurídicas), com um total bruto de R$ 5.528.573,32. As 89 iniciativas com pagamentos pendentes necessitam apresentar documentos ao MinC para ter acesso aos recursos.
 
Lançado em maio de 2017 pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, o edital premiou 500 iniciativas que fortalecem as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Cada vencedor receberá R$ 10 mil líquidos.
 
Este foi o primeiro edital de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012. Também foi o maior em número de premiações. A iniciativa homenageou o cordelista paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Veja a lista de ganhadores AQUI.

Nenhum comentário: