17/09/18

Afeto - Nelson Lima

Colunistas

Será que somos pessoas afetuosas? Será que a afetuosidade, se vivida de modo amplo, mudaria tantas violências que hoje são cometidas amplamente? Daí, consultei vários dicionários e fui em busca dos significados.
Afeto, o que é:
v  Sentimento de carinho e amor.
Eu sinto muito afeto por você

v  Sentir carinho por outra pessoa.

Você tem que demostrar melhor o seu afeto!

v  Carinho ou amor. Bondade com outra pessoa. Afeto de pai e filho (exemplo). Amor ou carinho que uma pessoa tem com a outra.

Afeto de pai e filho

v  Sentimento de carinho pela a pessoa, fraternidade, ternura, apego.

As pessoas dessa cidade não tem afeto pelo próximo.

v  Sentir carinho, amor, bondade por alguém ou algo.

Eu sinto AFETO pela minha mãe.
Percebi que no Afeto está incluso o Carinho.
Carinho o que é:
v  Carinho é uma relação de amor e cuidado que nós temos para com os outros. Fazer um carinho em alguém é demonstrar que gostamos de alguém e queremos ver esta pessoa bem tratada e cuidada.
Demonstrações de carinho podem ser vistas entre amigos, família e até mesmo com nossos animais de estimação.


v  Sentimento bom que se tem para com quem se ama.

Devemos dar amor e carinho a todos.

v  Sentimento de se querer bem quem se gosta

Tenho um carinho imenso pelo meu amigo

v  Carinho é um gesto afetivo entre duas criaturas que pode envolver contato físico, ou palavras, ou um simples olhar.
carinho pode ocorrer entre indivíduos indiferentemente de sexo, cor, religião e nacionalidade, ocorrendo inclusive entre pessoas e animais, ou ainda entre os próprios animais.

v  Palavra que se define em um sentimento puro, onde podemos sentir por objetos, animais, coisas, mais quando sentimos por alguém é uma mistura de ternura, de amor, de nostalgia.
carinho é quando cada caricia, a cada lembrança, nosso coração desenvolve uma saudade, uma tristeza ou mesmo uma felicidade.

v  Afago, carícia, cuidado, afeição.

A mãe afaga seu filho no colo.
Pois bem, também vi que Afeto inclui Amor, e aí as conotações vão ganhando mais amplitude, senão vejamos:
O que é amor?
1- Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício. 
2. Dedicação extrema e carinhosa.
3. Sentimento profundo e caloroso de atração que um sexo experimenta pelo outro. 
4. Apego. 
5. Carinho; ternura. 
6. Cuidado; zelo. 
7. Fig. Pessoa amada, ser amado.
8. Relações amorosas; namoro.

v  Ato de entregar a vida de um filho, sem pecado, para salvar a humanidade do pecado e da morte eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único filho para que todo aquele que nEle crer, não morra, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor. I João 4:8


No âmbito cristão vejo que a palavra AMOR se permite abrir para três definições:


1)      Amor Ágape = Amor de Deus;
2)      Amor Fileo ou Fhileo = Amor do ser humano, e 
3)      Amor Eros = Relacionado entre homem e mulher,
exemplo: área sexual. 

v  Sentimento dado por Deus ao ser humano.
Em Gênesis 1:26, lemos a narrativa de Moisés sobre o propósito de Deus em relação ao ser a ser criado: "Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança". Deus é amor, é dele que recebemos este sentimento.

Discorrendo sobre esse assunto me veio à mente uma palavra que tá na moda “homoafetivo”.
O que é homoafetivo?
Hummm não me atreverei a definir. Pesquise mais, de coração aberto, e terás uma definição. Mas gostaria de terminar com esse belo poema.

PARA VIVER UM GRANDE AMOR
Vinicius de Moraes


Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso? para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... ? não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro ? seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada ? para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade? para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.

Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô? para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito? peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.

É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista? muito mais, muito mais que na modista! ? para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs? comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?

Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto? pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente ? e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia? para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que ? que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada? para viver um grande amor.


Texto extraído do livro "Para Viver Um Grande Amor", José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1984, pág. 130.

Nenhum comentário: