19/09/18

Literatura de Cordel é Patrimônio Cultural do Brasil

O Brasil ganhou, hoje (19/9), um novo patrimônio cultural. Em reunião no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou por unanimidade o registro da literatura de cordel como patrimônio imaterial. Agora a tarde está sendo avaliado o tombamento do Acervo Arthur Bispo do Rosário como patrimônio material. Amanhã (20/9), quatro outros bens serão avaliados: Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis (SC), Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira (SP) e os terreiros de candomblé Ilê Obá Ogunté Sítio Pai Adão, em Recife (PE), e Tumba Junsara, em Salvador (BA).


A presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, Dilma França, nos falou da alegria desse reconhecimento: 
"Ainda estou extasiada. Sonho ou realidade? Mas vi que foi realidade. Nada mais justo para nossa região,  para nossa academia em particular, para uma cultura de modo geral. É a valorização, E o reconhecimento que estava faltando para nossa Cultura, para nossa literatura de cordel. É um avanço que precisa ser comemorado. Estamos de PARABÉNS todos e todas cordelistas do Brasil e principalmente nos do Nordeste,  ou melhor dizendo, de Caruaru. Que todos saibam disso!"


"Com o reconhecimento do cordel como patrimônio imaterial, a memória cultural e a produção literária popular ficarão guarnecidas. Ações de salvaguarda deverão receber apoios efetivos. Assim, os cordelistas do passado serão melhor reverenciados, os que estão em atividade obterão mais condições de produzir e as novas gerações serão estimuladas a preservar esse tipo de produção. O cordel ganha, e, com ele, todo o Nordeste e a cultura brasileira." pontuou Jenerson Alves, vice-presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel.


Outro cordelista procurado pelo blog foi o jovem Jefferson Moisés, "eu fiquei muito feliz em saber disso, pois quando iniciei na arte literária ano passado, 2017, imaginava que a Literatura de Cordel estava esquecida, tinha medo que os mais jovens não tivesse interesse com a Literatura ao ponto de achar que ela realmente não fosse importante nos dias de hoje como era antigamente, mas convivendo ao fundo, participando de festivais, fazendo apresentações em escolas,conhecendo outros poetas de vários lugares do Brasil cheguei ao conclusão de que nossa literatura de Cordel está sendo preservada sim pelos poetas populares,muitos jovens estão sim interessados na arte e isso nos dá mais vontade de aprender mais ainda é poder mostrar a todos essa nossa rica Cultura Nordestina principalmente contando através desse Patrimônio Imaterial que é nossa Literatura de Cordel."


"Que bom, demorou mais aconteceu" falou Nelson Lima, segundo secretário da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel. "Estávamos a muito tempo já aguardando esse título. É um título novo, pois o Patrimônio Cultural e Imaterial de Cordel já estava instituído em tudo quanto é cidade de nosso Brasil. Esse Patrimônio já existia mas não havia reconhecimento. Agora, graças à Deus, com essa reunião lá no Rio de Janeiro, resolveram afixar esse título. Já sendo agora o novo Patrimônio Cultural do Brasil. Agora os cordelista poderão ter mais ânimo para continuar escrevendo essa rica literatura, como também os leitores irão na certa aumentar e isso será bom para todos." completou Nelson. 


Natural de Carpina, Ivaldo Batista falou ao blog sua opinião: "Acompanhei de perto essa luta. Muitas reuniões para debater o tema. Estive no Crato onde o pessoal vieram do Rio foi explicado cada passo deste processo. Depoimentos, acompanhamentos e empenho de muitos profissionais. Finalmente a luta conseguiu atingir seu objetivo. O cordel é patrimônio imaterial. Trata-se de um reconhecimento do valor que a literatura tem para o Brasil. É sobre tudo uma coroação pra os cordelistas que têm papel relevante na cultura brasileira."


Finalizando, o presidente da Academia caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL), Agildo Galdino, em nome dos acadêmicos relatou a relevância do título "Acho que é muito importante para nossa cultura e para o cordel. Nada mais justo esse reconhecimento de tornar a Literatura de Cordel Patrimônio Imaterial. Está se fazendo justiça!"

Sobre o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é o órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), para as questões relativas ao patrimônio material e imaterial.

São 26 conselheiros que representam os ministérios da Educação, das Cidades, do Turismo e do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.

Nenhum comentário: