14/12/18

Anderson do Pife desabafa: "A memória da cidade não é respeitada"


Foi no ano de 2014, exatamente num 13 de dezembro, que a foto à cima foi tirada. A ideia de reunir aos pés da estátua do velho Lua, nas proximidades do Pátio de Evento Luiz Lula Gonzaga, artistas para celebrar o Gonzagão e em seguida abrir oficialmente a casa do Pife, na antiga Estação Ferroviária, que estava se adaptando para receber manifestações culturais e vir a ser um Polo Cultural. 

Naquele dia, além do lançamento de CD com apresentação musical, teve jogo de capoeira, declamação de poesia, vários artistas e grupos prestigiando o evento, entre eles: Biu do Pife, Edmilson do Pife, Banda de Pífano Alvorada, Banda de Pífano Zé do Estado, Escola de Pífanos Zé do Estado, Escola de Pífano Hilda Gomes, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Azulão, Azulinho, Lula Viegas e Mozart Vieira. Era apenas o começo de uma grande festa do povo que se estendeu espontaneamente até à noite.

Em sua rede social Anderson lamenta que esse ano o evento está sendo realizado sem esse resgate histórico, como se tudo estivesse começando agora: "o conflito de EGOS atua em uma área onde o desrespeito pelo trabalho transcende tudo o que aparentar exaltar um tempo passado que não trate de maneira efetiva algo ligado ao que está posto. Vejam só vocês o quanto estamos fadados ao descaso", disse ele. 


A memória da cidade não é respeitada, a memória artística da cidade, ufa, essa é um alvo perfeito para o engrandecimento de “novos”!


Até o formato do desfile aconteceu, em forma de cortejo, e o ator Adélio Lima participou caracterizado de Luíz Gonzaga. Assim, Bandas de Pífanos, Bumba Meu Boi, Capoeira, Atores, Dançarinos, Afoxé e claro os SANFONEIROS, juntos em um momento de celebração ao Mestre!!!

Segundo Anderson o ruim é "essa essa movimentação com um discurso de que está sendo iniciado algo, que já teve início e acabou justamente por não ter sido mais apoiado", relata, e finaliza pedindo "por mais respeito à História!"

Nenhum comentário: