21/03/19

Clube do Filme A CINCO PASSOS DE VOCÊ por Mary Queiroz



Existem filmes ruins, péssimos, horríveis e  existe este "A CINCO PASSOS DE VOCÊ", que é uma síntese de tudo isso e muito mais que se possa imaginar pra descrevê-lo. Como assisti muitos filmes de drama e comédia romântica, aliás, gênero o qual adoro, posso dizer que esse filme  não pode  ser nem uma coisa nem outra. Literalmente uma obra insignificante no seu contexto geral. São quase duas horas de duração, e tudo isso pra exibir fatos arrastados numa narrativa enfadonha, cansativa, insossa, ruim e sem nexo, em resumo, nada. É o primeiro filme que assisti e decidi que de forma alguma ele vale o ingresso, o que vale mesmo é o espectador manter uma distância muito mais que cinco passos, afim de passar longe dele, de tão ruim que é.

A Cinco Passos de Você mostra que aos dezesseis anos de idade, Stella Grant (Haley Lu Richardson) é diferente da maior parte dos adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), garoto que sofre da mesma doença que ela. A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a se rebelar contra o sistema e recusar o rigoroso tratamento.


Com certeza, sua temática é parecida  com A Culpa é das Estrelas (2014). Quando estreou, tornou-se um sucesso mundial e abriu um filão para filmes românticos adolescentes enfermos. Acompanhado por outro sucesso o de Como Eu Era Antes de Você (2016), ambos baseados em romances best-sellers lançados por autores que caíram nas graças do público. Foi descoberta uma nova mina de ouro para o cinema, uma nova fórmula que daria certo, pelo menos até chegar esse abominável filme, onde certamente levará tudo a perder.
Tentar analisar A Cinco Passos de Você, requer começar pelo casal protagonista e sem exagero pode-se dizer que falta tudo nesses pretensos e desconhecidos supostos atores. Não há química, nenhuma cumplicidade, nenhum sentimento, ou seja, nada funciona entre os dois. A situação ainda fica pior quando a cena é focada na interpretação individual deles. A Haley Lu Richardson faz uma Stella completamente fora do sentido, sem esforço nenhum de interpretação. Ela tem preguiça de atuar, na verdade. A mesma coisa pode-se dizer do Cole Sprouse  que ao interpretar seu personagem, é tão seco quanto uma vara de bambu. Que casalzinho ridículo, medíocre e pobre de sensibilidade. Pra não perder mais  tempo, nem vou falar dos outros, pois nem os mais veteranos fazem algo que preste. 

O roteiro tem mais furos que uma peneira. Como explicar o fato de que existe um hospital, onde não existem seguranças e os pacientes podem sair a vontade, se expor no frio, invadirem locais de acesso proibido com a maior facilidade, entre outras coisas mais. Há uma cena que acontece num lago congelado, a qual de tão inverossímil beira ao absurdo, ao ridículo. A cada cena, é dado um close no nome do hospital, um merchandising extremamente irritante que faz você ter ódio daquele lugar, só em ver tantos closes dados nele. Alguns personagens que poderiam ter uma certa importância na narrativa, são extremamente mal aproveitados, aparecendo esporadicamente em situações completamente desnecessárias e quando acontece algo onde esse personagem deveria estar presente, ele simplesmente não aparece, como é o caso da médica responsável pelo tratamento dos jovens.


O diretor Justin Baldoni, não traz nada de aproveitável em seu currículo e sem sombra de dúvidas, esse filme não vai acrescentar nada na sua carreira. Aliás, ele nem deveria ser chamado de diretor, tamanha falta de punho na hora de comandar seu elenco. Se ele pensava em ter sucesso baseando-se em mais uma literatura dessa natureza, sua tentativa foi totalmente desperdiçada tamanha baboseira mostrada na tela.


A Cinco Passos de Você, é dessas coisas inúteis para o cinema. No geral só teve  uma coisa que me impressionou, e foi justamente  ver que alguns espectadores choraram ao final do filme. Até fiz uma breve análise pra ver se me faltava sensibilidade ou se meu senso crítico estava falhando, mas acho que não, pois assisti na boa companhia de amigos os quais compartilharam do mesmo pensamento  o filme inteiro e no momento que deveria ser mais emocionante e dramático, nós não conseguimos nos aguentar e deixamos fluir as gargalhadas, pois aquilo só poderia ser piada mesmo quando em uma determinada cena, o personagem Will fala para Stella "Finalmente consegui fazer você calar a boca!" Gente, ela estava entubada, tinha acabado de passar por uma cirurgia de transplante de pulmão. Como ela pode falar nestas condições? Aquilo só poderia ser piada mesmo! E pra piorar e prolongar mais, o que já é ruim, fica pior com a surpresa que ele faz pra ela no fim. Só assistindo pra acreditar que eles tiveram a coragem de produzir algo deste tipo numa história que tinha tudo pra ser envolvente e  emocionante.

#FilmeNotaZero
#Deixeseucomentário.

PROGRAMA CLUBE DO FILME


Neste sábado, às 13h, tem seu programa de cinema pela Rádio Cultura do Nordeste, o CLUBE DO FILME, apresentado por Edson Santos e Mary Queiroz.
Dando continuidade ao MÊS DAS MULHERES, O Clube do Filme estreará uma nova sequência chamada GRANDES ATRIZES, e já começa homenageando UMA LINDA MULHER: JULIA ROBERTS. Como foi o início de sua carreira? UMA LINDA MULHER é sem dúvida, seu maior sucesso? Quais seus futuros projetos? Nos estúdios da Cultura, terão a  presença de WANDUY BRAGA, EDWARD KIDMAN, GILBERTO HAZAN e LUCIANO TORRES.

ESTREIA DA SEMANA


CINE HOLLIUDY 2: A CHIBATA SIDERAL

Com a chegada do videocassete à casa das pessoas, Francisgleydisson se vê obrigado a fechar o seu querido Cine Holliudy. Isso compromete o pagamento da faculdade do seu filho, agora com 18 anos. Para salvar sua situação, ele decide produzir um filme de Ficção científica com alienígenas usando as pessoas mais feias da população local. 
Filme de comédia brasileiro e a sequência de Cine Holliúdy (2013) com lançamento previsto para 21 de março de 2019, dirigido por Halder Gomes.
O filme representa a continuação do cinema regional no Brasil, ao contar a história de um exibidor de cinema cearense que resiste na profissão antes do avanço da televisão e a transformação das salas de projeção em igrejas, contando no seu elenco com atores como Samantha Schmutz, Milhem Cortaz, Chico Diaz e Gorete Milagres.

Confira o Trayler:


PROGRAMAÇÃO DO CENTERPLEX CINEMAS


CARUARU 01 

- A CINCO PASSOS DE VOCE DUB (PARIS FILMES) 
ROMANCE - Dublado - 12 Anos - Duração: 117min. 
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h00 - 16h30 - 19h00 - 21h30 
Sáb., Dom., Feriado: 14h00 - 16h30 - 19h00 - 21h30 

CARUARU 02 

- CAPITÃ MARVEL DUB (DISNEY) 
AÇÃO - Dublado - 12 Anos - Duração: 123min. 
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 18h00 - 20h45 
Sáb., Dom., Feriado: 18h00 - 20h45 

- O PARQUE DOS SONHOS 3D DUB (PARAMOUNT) 

ANIMAÇÃO - Dublado - Livre - Duração: 85min. 
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h00 - 16h00 
Sáb., Dom., Feriado: 14h00 - 16h00 

CARUARU 03

- CINE HOLLIUDY 2 NAC (DOWNTOWN FILMES) 
COMÉDIA - Nacional - 12 Anos - Duração: 101min. 
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h45 - 17h00 - 19h30 - 21h45 
Sáb., Dom., Feriado: 14h45 - 17h00 - 19h30 - 21h45 

CARUARU 04 

- CAPITÃ MARVEL 3D DUB (DISNEY) 
AÇÃO - Dublado - 12 Anos - Duração: 123min. 
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h45 - 18h30 - 21h15 
Sáb., Dom., Feriado: 13h00 - 15h45 - 18h30 - 21h15 

Um comentário:

Nivaldo disse...

Eu sou técnico em enfermagem. Tb achei um absurdo as situações decorrentes num hospital nesse filme. Parece até que o diretor nem pesquisou nada desse ambiente. E no final? A garota mal desperta de uma anestesia geral,entubada,transplantada pulmonar...recebe td aquela enxurrada emocional que a faz soluçar, esquecendo q a mesma tá com uma cirurgia enorme. Afff....mta baboseira.