18/03/19

João Américo: "Essa Reforma vai ser o teste de fogo para o governo que tenta se relacionar melhor com o Congresso e com a sociedade."

João Américo Rodrigues
Em entrevista na semana passada no Jornal Vanguarda, ao jornalista Vagner Gil na Rádio Caruaru FM, o consultor jurídico da Câmara Municipal de Caruaru falou sobre Reforma da Previdência e as gestões de Bolsonaro e Raquel Lyra. Confira alguns trechos da entrevista:

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A pauta hoje do Palácio do Planalto é distravar a economia, redimencionar uma política macro, que haja um impacto diretamente nas contas do Estado e a Reforma da Previdência. Primeiro ela precisa passar por uma aprovação e por uma aderência por parte da opinião pública. Há uma resistência muito grande em relação a Reforma da Previdência com respeito a sua legitimidade. Há uma discussão em vários campos de que a reforma da Previdência não era necessária. 
Necessário seria haver uma cobrança dos créditos que se devem do INSS de grandes empresas e isso passaria efetivamente por um processo de transparência que eu já defendo a muito tempo que seria auditar as contas da previdência, por órgãos independentes, como Tribunal de Contas, Ministério Público, Ministério Público Federal, até organizações civis com conotação de Estado como OAB.

RELAÇÃO TOMA LÁ, DÁ CÁ

A Reforma da Previdência é necessária, e depois disso vem o embate no Congresso, já foi liberado mais de um bilhão de reais em emendas, ou seja, o mesmo afago que era feito em outras administrações, a mesma metodologia de governo está sendo aplicada nesse, prescindia de ser o novo mas de 'novo' nessa negociação com o Congresso não teve.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Essa Reforma vai ser o teste de fogo para o governo que tenta se relacionar melhor com o Congresso e com a sociedade.
Dizem que nos primeiros cem dias o governo vai para uma Lua de Mel, só que nesta lua de mel Bolsonaro levou os filhos e os problemas junto. 
Estamos esperando como vai ser a condução dessa Reforma, até que ponto o governo vai ceder em determinadas negociações, e como a sociedade civil vai encarar a reforma da previdência, se vai haver protestos, se vai haver capacidade da esquerda de mobilização social, e a gente vai verificar a pauta do congresso e a pauta da sociedade.

MUDANÇA DE DISCURSO

Houve uma mudança de discurso. Antes era "vamos fazer a Reforma porque a previdência está quebrada", agora é "vamos fazer a Reforma para combater privilégios". É preciso então ter um combate efetivo desses privilégios. Quem está no setor público em relação ao setor privado, tem uma distinção muito grande de direitos, privilégios, de ascensão de carreiras, de recebimento de salário, do que aquele trabalhador comum que recolhe o INSS.

RELAÇÃO COM A IMPRENSA

Isso precisa ser revisto. A Presidência da República é uma instituição séria que precisa efetivamente de uma comunicação profissional, que filtre efetivamente o que são questões de Estado e o que são questões morais, porque basicamente não há essa destinção, entre o que são questões morais que tocam o presidente e o seu núcleo familiar mais próximo e o que são questões de Estado. Ou seja, até onde vai a ética e a moral pregada por um presidente da República e até onde vai a figura de Estado que um presidente representa.
Efetivamente há uma necessidade de reformulação nesse modêlo de comunicação. Ele optou por essa comunicação direta mas não está fazendo de modo profissionalizado, organizado, orquestrado.

CAMARA MUNICIPAL

Vladimir Barreto/Câmara Municipal
É importante ressaltar essa reaproximação que a Câmara de Vereadores teve com a população: audiências públicas com diversos temas de interesse da sociedade, a recepção de demandas da população, notamos que as atividades da Câmara se deu numa qualidade institucional que promoveu o debate, que promoveu a discussão de temas de suma importância para população caruaruense. O que a gente pode prever é que nesse período de pré-eleição haja um acirramento natural, mas tudo no campo das ideias, no campo ideológico, do debate, da discussão.
A Câmara está dando um grande contributo, como instituição democrática, de promover tanto a discussão de temas essenciais para a administração pública, como também de promover a discussão de temas sociais relacionados à Educação, Segurança Pública, e a Câmara vai protagonizando temas relevantes para sociedade.

GESTÃO RAQUEL LYRA

A gestão municipal se marcou, como na maioria das gestões, logo no início, com uma crise financeira que impactou o estado brasileiro. Caruaru não foi diferente.
No primeiro ano do governo Raquel Lyra ela governou sob a rública de legislações que tratam de LDO e PPA da gestão antiga. 
Já em 2018 ela imprimiu a sua metodologia e aí teve essa capacidade de captação de recursos e com o FINISA está realizando obras. 


Projeto Via Parque faz parte de um conjunto de obras para revitalizar o centro
Mas o grande julgador é o povo, que vai analisar estas obras, vamos ver se elas vão gerar dividendos.
Na minha opinião ela acertou em revitalizar o centro, e acredito que ela está acertando numa peça que é essencial para a população que é a educação.
Lógico que ela enfrenta uma oposição muito qualificada como nunca houve.
As vezes o cargo contamina o político. A pessoa entra no cargo e sai menor do que entrou. Então quem vai fazer essa avaliação efetivamente é a população.

Nenhum comentário: