02/07/18
Camaragibe é palco para a VI do Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco
FOLHA PE
O município de Camaragibe, na Região Metropolitana, foi palco nesse fim de semana da sexta edição do Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco, celebração que reuniu, ao longo do domingo (1º), mais de 20 agremiações da cultura popular. É a primeira vez que o evento, encabeçado pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco (Fecbois-PE), ocorre na Região Metropolitana, uma vez que as edições anteriores foram realizadas em cidades do Interior do Estado.
De acordo com a organização, Camaragibe se destaca por ser um lugar em que os bois possuem destaque durante o Carnaval, principal justificativa que levou à escolha do município. No próximo dia 8, os moradores poderão participar gratuitamente de oficinas de dança, teatro e percussão. Para se inscrever, basta demostrar interesse pelo e-mail camaragibecultura@gmail.com.
De acordo com o presidente do Fecbois-PE, Aelson da Hora, esses encontros têm a intenção de buscar articulações em benefício destes grupos culturais e promover a sua visibilidade e renovação. "Nós chegamos nas cidades não só com o objetivo de fazer apenas uma festa. Mas, para fortalecer estruturalmente esses grupos culturais, que necessitam desse apoio. Neste sentido, Camaragibe tem muitos bois e afoxés. Nenhuma cidade até agora foi escolhida à toa. Timbaúba, por exemplo, onde foi feita a primeira edição do evento, é conhecida como a cidade do Boi de Corneta", contextualizou.
Em Camaragibe, o Boi da Cutia foi um dos grupos que mais despertou a curiosidade do público, que também caiu na risada com esquetes feitas antes de o boi "girar" em meio à rua. Eles abriram a apresentação com uma curta encenação antes de cair na dança, esbanjando bom humor com bordões da cultura e sotaque nordestinos.
Antes do Boi da Cutia, foi a vez do Boi Alvirubro. "Ele traz as cores vermelha e branca, mas, não tem nada a ver com o (time) Náutico, perdoem-me os torcedores", brincou o presidente da agremiação, fundada há 17 anos, José Alves,56. Assim como ele, os demais grupos culturais evidenciaram a importância de incentivos culturais como esses na cidade. "A cultura não existe só no Carnaval", reforçou Alves. Boi Camará, Boi Manhoso, Boi Faceiro, Boi Dourado de Limoeiro e o Boi Maracatu de Arcoverde também estão entre os destaques da programação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário