Prof. Fábio Junior e Waléria Barbalho. |
Espaço Nelson Barbalho: Acadêmicos prestigiam a “Rua Da Matriz”
A panificadora Paes & Delicia foi a principal fomentadora do projeto com demais empresários ao derredor do espaço que foi revitalizado com equipe de multiprofissionais e entidades neste 25 de outubro de 2018 em lindo pôr do sol. A Delicatessen surgiu: “Desde 1992 que Caruaru acorda com um cheirinho especial pairando pelo ar. Foi nesse ano que a Pães & Delícias assou a sua primeira fornada e abriu as portas, saudando a cidade com o indispensável pãozinho de todas as manhãs. Com 25 anos de atuação no setor alimentício, a empresa de tradição familiar hoje oferece:
Espalhada pela cidade, a Pães & Delícias conta com uma sede no Centro de Caruaru e duas franquias, sendo uma no Shopping Difusora, com almoço executivo, pizzaria e doceria, e outra no Caruaru Shopping, atuando com pizzaria e doceria.
Aproximadamente 70 funcionários são responsáveis por manterem o padrão de qualidade dos produtos que, a cada dia, conquista novos apreciadores na região. “Nós levamos a sério a nossa missão de fabricar e comercializar produtos na área de alimentos de delicatessen, doceria, pizzaria e restaurante com qualidade, inovação e profissionalismo para uma clientela cada vez mais exigente e de bom gosto na cidade de Caruaru e região", disse o empresário Eli James Laureano. “Trabalhar com ética, compromisso, liberdade de expressão, confiança, responsabilidade social e principalmente, respeito pelo cliente interno e externo são valores que movem nós e nossa equipe”, define a empresária Rildete Laureano.
Prof. Fábio Junior com o vice-presidente da ACACCIL, Severino do Carmo e esposa e o presidente da ACACCIL Agildo Galdino. |
Juntando todos esses ingredientes, o resultado não poderia ser outro: A Pães & Delícias obteve reconhecimento nacional através de diversos prêmios, como o Top Baker 2016 (Revista Padaria 2000) entre outros.” Saiba mais aqui.
“A calçada já possui uma árvore que era ponto de encontro de músicos desde a época de Nelson Barbalho. Tudo foi preservado conforme solicitado pelos idealizadores. A obra recebeu piso intertravado que facilita a mobilidade e acessibilidade dos pedestres e um banco de concreto com acabamento em madeira de 14 metros que favorece a organização do transito ao redor.
O local será nomeado de Espaço Nelson Barbalho e é lá que ficará o grande presente para a cidade: uma estátua do escritor e compositor Nelson Barbalho em tamanho natural feita em cimento pelo artista plástico Caxiado.”Apud, Jornal de Caruaru - 2018.
"Sobre o Homenageado
Prof. Fábio Junior ao lado do Acadêmico da ACLC, Nelson Lima, com a presidente da ACLC Dilma França, e Profa. e cordelista Cilene. |
Nascido em Caruaru, a 2 de junho de 1918, Nelson Barbalho de Siqueira, autodita, foi Jornalista, Historiador, Pesquisador, Lexicógrafo e Compositor.
Teve publicado seus primeiros artigos, em 1949, sob o pseudônimo de Cavalcanti Norte, e foi assíduo colaborador de jornais caruaruenses como a defesa, Jornal do Agreste e vanguarda, além do Commercio e Diário de Pernambuco, ambos da capital pernambucana.
Como fiscal previdenciário pôde conhecer a quase totalidade dos munícipios dos munícipios pernambucano e teve acesso privilegiado a coleções documentais de inestimável valor para o resgate histórico de Pernambuco. Dessas jornadas ao longo de vários anos brotou a cronologia pernambucana, obra em trinta volumes, já tendo publicados em vinte e um deles. Sua produção literária é de 110 livros, destes, 50 sobre Caruaru entre publicados e inéditos. O seu primeiro livro – Major Sinval – Foi Publicado em 1968.
Reconhecido como Historiador, Possui também uma considerável produção musical, tendo nove composições gravadas por Luiz Gonzaga. Em 1957, compôs, em parceria com Onildo Almeida o “Hino do 1º centenário de Caruaru – Capital do Agreste – que foi gravada pelo o “Rei do Baião”.
Em parceria com Gonzagão, compôs a morte do vaqueiro, um clássico nordestino, preferida do autor e um dos grandes sucessos de “Seu Lua”. Com o Maestro Joaquim Augusto Compôs, em 1959 a Censura – da Marcha da Petrobrás.
Nelson Barbalho faleceu no Recife, em 22 de Outubro de 1993, sendo sepultado na capital pernambucana. Seu corpo foi translado para Caruaru em 2007, encerrando as comemorações do sesquicentenário da Cidade.”
Sergio Alves - Professor Titular da UFPE.
Prof. Fábio Junior da Silva, ADM – CRA- 13.040. Professor universitário, pós-graduação MBA, pesquisador e ativista sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário