29/10/18

Banda Segnos luta por Inclusão também na Cultura


A inclusão social certamente tem sido um dos grandes desafios do mundo globalizado, gerando conseqüências multidisciplinares. E como se aplica isso no campo da música?

Sivonaldo e Sivonildo
Próximo de completar 10 anos de atuação, surgiu em 2009, a Banda Segnos continua se apresentando em diversos eventos, de pequeno e grande porte, em diversos municípios de Pernambuco com repertório diversificado levando alegria e mechendo com a emoção do público presente, com um diferencial que chama a atenção: seu band lead e alguns de seus componentes são portadores de deficiência visual.


A Segnos naceu a partir de um projeto realizado no Ponto de Cultura da Associação Cultural de Amparo aos Artistas de Pernambuco (ACAAPE), patrocinado pela FUNDARPE, com o objetivo de ensinar a Teoria Musical através da Musicografia Braille. A Segnos já se apresentou em shows junto com Santana, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral e Rogério Rangel.
.
Banda Segnos já se apresentou ao lado de nomes renomados, como: Santana, Petrúcio Amorim e Cristina Amaral
A formação da Banda é com músicos da Região Metropolitana do Recife e da cidade de Caruaru, uns são portadores de deficiência visual, trazendo como gênero musical a cultura pernambucana. Esse grupo é uma demonstração da capacidade que a ARTE tem de viabilizar, de forma magistral, a Inclusão Social e Humana das minorias à margem da sociedade.

Apesar do avanço no campo da compreensão e do apoio de muitos produtores e realizadores de eventos, a Segnos ainda encontra resistência e dificuldades tanto para "fechar" um show artístico como também em fazê-lo dentro de um cachê, digamos decente, para o trabalho executado.
 

O que estamos chamando de Inclusão Social e Humana Perfeita é a possibilidade e a capacidade desses artistas apresentarem-se nos mesmos palcos dos videntes, com a mesma qualidade técnica e alguns até com mais desenvoltura técnica e com a percepção auditiva mais aguçada do que grande parte dos músicos que enxergam, em vista da maior sensibilidade adquirida pelos demais sentidos.

Que melhore então a visão dos produtores e organizadores de festas e eventos enxergando com olhos mais justo e de modo profissional para o talento desses músicos com uma década de dedicação e superação. Inclusão de dá, como muita coisa na vida, através de atitudes práticas e não apenas do campo do discurso. 

Nenhum comentário: