Drácula é um romance de ficção gótica lançado em 1897, escrito por Bram Stoker e sem dúvidas é o clássico mais famoso sobre vampiro, sendo responsável por influenciar a produção de filmes e novas versões do personagem. O vampiro não é uma invenção do autor, pois já fazia parte do imaginário europeu, mas a maneira como o imaginamos está diretamente relacionada às características atribuídas por Stoker ao escrever essa história.
O livro tem como protagonista o conde Drácula, que reside em seu castelo na Transilvânia. A narrativa é epistolar, ou seja, composta de cartas, recortes de jornais e registros nos diários dos personagens que estão envolvidos com o conde. De início, temos Jhonatan Harker, um advogado que viaja ao castelo do conde para auxiliá-lo na escolha de uma propriedade em Londres. Era para ser uma viagem rápida, mas logo Harker percebe que está sendo prisioneiro do conde e a partir de então começa a descobrir o lado sombrio do seu anfitrião e do castelo.
Entre outros personagens importantes para a história, está a Mina (noiva e depois esposa do Jhonatan) o incrível Dr. Van Helsing, Dr. Seward, Lucy (amiga da Mina e uma das vítimas do conde), Arthur (noivo da Lucy) e seu amigo Quincey Morris.
Jhonatan consegue sair do castelo, mas depois da experiência aterrorizante da sua estadia, sente dificuldades para acreditar em tudo o que viu, chegando a considerar estar tendo alucinações. Mas os planos do conde são bem sucedidos e ele chega a Londres. Graças ao diário de bordo escrito por ele durante sua viagem na Transilvânia, e após ter avistado o conde nas ruas de Londres, ele a Mina podem estudar o conteúdo do diário e constatarem a veracidade de seu conteúdo.
O casal e os demais personagens citados se unirão com a missão de derrotar o conde, investigando seus passos, seus pontos fracos e sua história, tendo como líder o Dr. Van Helsing, personagem com maior conhecimento sobre o inimigo e que assume a liderança do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário