28/06/19

Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos recebe visitas de entidades de todo o país

Fotos: SEIC/Divulgação

O esquema de segurança do São João de Caruaru de 2019 vem trazendo mais tranquilidade para os forrozeiros que estão se divertindo no mês de junho na capital do forró. Para garantir esse sucesso, o Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) continua sendo o grande destaque na festa junina, atraindo a atenção de várias entidades de segurança de todo o país.

A SECOP recebeu visita de secretários de segurança de outros municípios, empresas multinacionais, membros do Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (CONSEC), policiamento de outros estados, representantes do Ministério da Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, deputados estaduais e federais, dentre outras entidades.

Uma das ferramentas usadas no CIMGE é um sistema de controle de ocorrências, que funciona 24 horas, auxiliando os gestores na qualidade do atendimento ao usuário, com um tempo de resposta muito mais rápido, o que contribui para uma ação mais coordenada entre os setores que estão no Centro de Monitoramento. “Vejo aqui, na prática, todo o conceito de primeiro mundo. Fantástico o controle da operação”, afirmou o diretor da Heineken, Aurélio Leiro.

Fotos: SEIC/Divulgação

Após as operações bem sucedidas nos anos de 2017 e 2018, o pioneiro Centro de Monitoramento e Gestão de eventos (CIMGE) trouxe ainda mais inovações para este ano. Além das 45 câmeras no entorno do Pátio do Forró, 20 equipamentos foram instalados no Alto do Moura e mais dez pontos na Zona Rural (São João na Roça).  “O CIMGE, até o momento, atendeu cerca de 2.700 ocorrências, realizando mais de três mil acionamentos para as agências envolvidas na operação, solucionando em tempo real e facilitando o bom funcionamento durante a festa”, destacou o coordenador de estatística, Jonathan Soares.

“O CIMGE é composto por 20 agências, entre polícias, secretarias e demais entes que atuam durante todo o evento na resolução das demandas do maior, melhor e mais seguro São João do Mundo. Ficamos animados sabendo que estamos no caminho certo. Em breve, estaremos implantando esse equipamento em Caruaru de forma definitiva, o que vai trazer mais segurança para nossa cidade”, pontuou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira. “Outra grande inovação para esse ano é que consigo controlar as imagens e o sistema operacional através de um dispositivo móvel, por meio de aplicativo, dessa forma posso observar todo o perímetro da festa durante o evento”, complementou a secretária.

CIMGE - Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos disponibiliza espaços com computadores, visão ampla das câmeras de monitoramento e sala de crise para reuniões emergenciais. Participam deste projeto, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública, as Polícias Militar, Civil e Federal, Bombeiro Militar, Destra, Fundação de Cultura e Turismo e secretarias municipais de Urbanismo e Obras, Serviços Públicos, Saúde, Política para Mulheres, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, PROCON, Ouvidoria, Desenvolvimento Rural, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, Fazenda e Imprensa e Comunicação, o Juizado do Forró, que conta com serviços do Poder Judiciário e Ministério Público de Pernambuco, além do Conselho Tutelar e do Escritório de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Asces-Unita.

Nenhum comentário: