24/06/19

Hoje tem "Baticum" com o grupo Ori no Polo dos Brincantes


Hoje à noite, às 20 horas, no Polo dos Brincantes (na antiga Estação Ferroviária) vai acontecer a exibição do espetáculo "Baticum", executado pela Companhia de Dança Ori. Esta mesma apresentação se repetirá no mesmo Polo dia 27.

O Orí Cia. de Dança é um grupo caruaruense, que existe a 5 anos mantendo um trabalho artístico que busca contribuir na desmistificação de preconceitos e fortalecimento da cultura afro-brasileira usando a dança como um facilitador.

Apesar de seu pouco tempo de caminhada, o grupo Orí tem se destacado por seu comprometimento com a causa e já possui o Título Notório do Saber da Cultura Afro Brasileira, além de ser um dos homenageados na 1º noite afro-religiosa na cidade de Caruaru no São João 2019.


Este nome foi escolhido porque o significado desta palavra traz muito da representatividade simbólica do que é apresentado em cena, pois baticum pode ser uma pulsação do coração ou de batuques, pode ser também sons de batidas de mãos ou batidas de pés. E é nessa pulsão entre batuques de tambores, batidas de tamancos e cantos, que BATICUM trará para o público a força das manifestações afro-brasileiras, que também fazem parte do ciclo junino, como o coco de roda que é um dos pontos altos do espetáculo, trazendo uma homenagem ao Coco trupé de Arcoverde, além de outros ritmos como samba de roda, ciranda.

Baticum é uma grande produção envolvendo 32 profissionais, tendo à frente do trabalho a Direção Geral de Vanaldo Brito e a Direção Cênica de Renata Lima. O espetáculo é realizado com música ao vivo, numa parceria realizada com a banda Jurema Preta, que se fará presente com 05 músicos, na dança são 10 bailarinos, no canto trazendo a beleza dos cantos populares 06 vozes, além da equipe de apoio técnico com 5 pessoas. E ainda conta com a participação especial de 06 capoeiristas, entre estes o Mestre Dema que trazem a força e resistência tão marcante da capoeira.


Ainda neste festejo Junino o Orí Cia de Dança está realizando a participação nos shows de alguns artistas da terra como o Mestre ícone da cultura popular, o cantor Azulão, também no Show do Cantor sambista Colibri, além das Banda Vimana e Jurema Preta.

Nenhum comentário: