|
Wolney Queiroz e Miguelina Vecchio com líderes do PDT |
Mais de 200 mulheres se reunirão neste sábado (15) no Assentamento Normandia, para discutir a participação feminina na formação e atuação política no Brasil, país que conta com cerca de 100,5 milhões de habitantes do sexo feminino, que correspondem a 51,5% da população total, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2012, porém, com uma representação de aproximadamente oito mil parlamentares mulheres que representam os brasileiros nas diferentes cadeiras políticas.
O encontro contou com abertura na sexta (14 de junho) com a presença do deputado federal de Pernambuco Wolney Queiroz do PDT com a presidente da AMT - Ação da Mulher Trabalhista de Pernambuco (AMT/PE), Denise Maria de Assis, a pesquisadora gaúcha Kizzy Vecchio da Costa, a presidente da AMT/ RS e secretária nacional de Assuntos de Organização do PDT, Salete Beatriz Roszkowski e a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio. “É muito importante esse momento para nos posicionarmos e sabermos a importância da nossa atuação na política do país, especialmente dentro de um partido como o PDT, que é um dos principais agentes contra as ações que prejudicam a população brasileira, especialmente nos tempos atuais”, diz Wolney Queiroz, deputado federal do PDT, que é um dos anfitriões dos encontros.
|
Hoje pela manhã na Convenção Estadual da AMT (Ação da Mulher Trabalhista) ao lado de duas lideranças históricas do PDT, Zé Queiroz e Miguelina Vecchio. |
Hoje (15), ocorreu a Convenção Estadual com as mulheres com a presidente da AMT/PE Denise Maria de Assis, a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, iniciou a Convenção Estadual com palestra sobre “A importância da Mulher na Política”, das 9h às 13h. Com a participação de mais de 200 mulheres, a expectativa do PDT deve lançar cerca de 30 mil mulheres na próxima eleição. E esse processo de formação e empoderamento das mulheres na política, dentro do Partido Democrático Trabalhista começou em Pernambuco, reforçando que empoderamento significa também estar no poder. “Não basta só discutir, conversar, mas tem que se transformar em ações e pautas de luta. Três pautas, por exemplo, chamaram atenção nos debates. A importância de defender a extensão do tempo das escolas integrais, a divisão igualitária do Trabalho doméstico, o fortalecimento do controle social e uma reforma política que torne a política mais acessível e igualitária para as mulheres”, completou Miguelina Vecchio.
Para se ter uma ideia da importância dessa ação dentro do processo político democrático, em 2016, apenas 12% das candidaturas parlamentares eram mulheres. Por isso, a ampliação do papel das mulheres configura um importante posicionamento do partido. O encontro contará ainda com votação para o diretório estadual da Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Pernambuco - AMT/PE no encerramento da Convenção Estadual do PDT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário