01/07/19

Projeto Tengo Lengo Tengo promove roda de conversa sobre o Sertão pelas lentes dos fotógrafos


Dentro da sua programação oficial, o projeto Tengo Lengo Tengo promove nesta terça-feira (2), às 14h30, no Museu Cais do Sertão, a Roda de Conversa “O Sertão pelas lentes dos fotógrafos”, com a participação de consagrados profissionais da área, como Geyson Magno, João Rogério Filho, Joanna Sultanum Calazans e Fred Jordão, todos com trabalhados ligados ao universo do Sertão pernambucano. 

Natural de Caruaru, Geyson Magno é um dos profissionais participantes da conversa. Fotógrafo autodidata e mestre em Filosofia, ele participou do livro “O Verso dos Trabalhadores do Ministério Público Federal do Trabalho”, com os ensaios Gesseiros e Vaqueiros, em 2016. É dele ainda a idealização e autoria da exposição e do livro “Encourados”, que circulou por diversas capitais do Nordeste entre 2006 e 2007, além de ter inaugurado e se tornado parte permanente do acervo do Memorial do Couro em Salgueiro. “Fotografar o Sertão pelo olhar do vaqueiro foi o que o Encourados me proporcionou. Ao longo de quatro anos pude conviver com pessoas incríveis, sertanejos que fazem de suas vidas um ofício e uma alegria”, diz Geyson.

João Rogério Filho, conhecido por ser um especialista em registros de momentos do Sertão, imprimindo poesia em seus cliques, também participa do encontro. No extenso currículo do fotógrafo, destaca-se um trabalho autoral de fotodocumentação do modo de vida dos vaqueiros nordestinos e também a realização de três exposições autorais, uma delas sobre a Missa do Vaqueiro.

A roda de conversa ainda conta com a experiência de Fred Jordão, autor do livro “Sertão Verde”, uma obra que reúne 160 fotografias de paisagens do semi-árido nordestino registradas durante mais de dez anos. No encontro, Frede falará sobre as transformações do Sertão no século 21 pelo viés fotográfico.

Fecha o time a fotógrafa Joanna Sultanum, pernambucana com larga experiência quando o assunto é capturar as belezas e as dificuldades do Sertão, assunto que fotografa desde 2009, quando conheceu a região e se apaixonou pelo povo, pela geografia e pelo céu, tendo imagens suas exibidas na exposição “Por trás dos Couros”, de 2012, e assinando as fotos publicadas no livro “Missa do Vaqueiro: 40 anos”.

Entre os assuntos que serão abordados na conversa, temas como processos criativos individuais, traços da cultura sertaneja e os desafios e a importância de se fotografar o Sertão. A roda de conversa é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Tengo Lengo Tengo

O projeto Tengo Lengo Tengo homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio, os criadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, que acontece há 49 anos, sendo uma das mais importantes dos sertões. O projeto engloba uma exposição, lançamento de uma biografia sobre o pároco, a celebração da Missa do Vaqueiro na capital pernambucana e uma série de oficinas, mesas redondas, leituras e apresentações culturais que serão realizadas até o dia 27 de agosto.

A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A Janela Gestão de Projetos, de Dida Maia e Fernanda Ferrario, é responsável pela realização do projeto.

Serviço

Onde: Museu Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife)
Quando: terça-feira, 2 de julho
Horário: 14h30
Entrada gratuita

Nenhum comentário: