28/09/19

Em Prosa e Verso - MÚSICAS ATUAIS por Jefferson Moisés*


A Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais e ela afirma que ouvir música faz muito bem para o cérebro.
Lembro-me das músicas dos anos 70, 80 e 90 que minha mãe escutava em casa, músicas nacionais e internacionais que tenho o maior prazer de escutar nos dias de hoje, pois fico relaxado e me dá uma paz de espírito ouvir certas letras misturada com doces melodias e essas músicas me dá a calma que o mundo me tira.

Mas infelizmente nos dias atuais está complicado selecionar algo de bom. Milton Nascimento, cantor e compositor Brasileiro reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira falou recentemente que “Música Brasileira está uma merda” e quando se mistura letras de baixa qualidade e coreografias um tanto quanto obsenas ai é que complica, mas deixo alguns versos para esclarecer meu pensamento.

Falo da minha Cultura
Sempre no meu dia a dia
Puxando do meu juízo
Raízes de poesia
Mas nunca fazendo versos
Falando de baixaria.

Não mando mulher sentar
Nem levar à bunda ao chão
Nas folhas do meu cordel
Não tem essa apelação
Eu falo a simplicidade
Da vida do meu sertão.

Pois nunca que uma bunda
Ela vai ter mais valor
Do que versos sendo feito
Recheados com amor
Mostrando do ser humano
Realmente seu valor.

O "passinho" que eu faço
É o balanço da mente
Pra criar algumas frases
De cordel ou de repente
Para poder educar
De uma forma bem descente.

Pois a dança do momento
Não tem nada Cultural
Fazer gestos obscenos
Não se pode achar normal
E ainda ver crianças
Com esse gesto imoral.

E tudo isso que eu vejo
Deixa-me muito perplexo
Músicas sem qualidades
Às vezes textos sem nexo
E ainda são compostas
Com apologia ao sexo.

Isso dói na minha alma
Abala meu coração
Pois me deixa revoltado
Ver esta situação
Essa imoralidade
Na terra do meu São João.

Jefferson Moisés Domingos da Silva - Poeta Declamador e Cordelista, membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e admirador da Cultura e sertão nordestino.



Nenhum comentário: