06/09/19

CRÍTICA – “A ARTE IMITA A POLÍTICA”: ESPETÁCULO ‘DEPUTAS’ “Wagnner Sales, Edson Victor, Adalberto, Euclides.” Por Prof. Fábio Junior da Silva


O sucesso de Deputas e sua volta em cartaz como prometido em agosto, e já segue novos horizontes no dia 21 de setembro no auditório Plínio Pacheco – Nova Jerusalém em Brejo da Madre de Deus – PE. Vamos, lá! Está no teatro e poder ouvir um humor, debochado caricato do cotidiano do ‘Brazil’ democrático. Casa lotada, cheia de personalidades da Cultura, Artes, Literatura, Educação e público em geral. Pois é! Esteve brilhante em temporada no Teatro Rui Limeira Rosal – SESC Caruaru e encerrou sua temporada último dia 31 de agosto de 2019 de forma plena e inesquecível a comédia Deputas.

No interior do agreste meridional na Cidade de Caruaru na Capital do Forró conhecida como a Terra de Vitalino e País de Caruaru por Nelson Barbalho e da dona Maria da Tapioca a tapioqueira mais famosa que sá do Brasil no Teatro do SESC Caruaru estreou no ano passado Deputas, deputas mesmo uma mistura de ... . Você entendeu né?

É ainda um alívio e talvez um respiro a alguma liberdade de expressão ao cidadão que acredita e garantido por lei que não pode ser silenciado a sua opinião o seu pensamento. Corroborando com um pensamento aguçado do nobre saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim ao dizer que “[...] há uma falha sistêmica”. No quesito liberdade de expressão, mesmo garantida pela constituição federal na teórica, já prática com relação à liberdade de expressão aos profissionais do jornalismo ela não os protege. Não protegerá o cidadão. Digo você!

Ao transformar a política de forma pública em um “toma lá da cá” e a censura às artes e a cultura. Com a desestruturação do Ministério da Cultura e desmonte da ANCINE e sucateamento do Ministério da Educação –MEC. Prova cabal que estamos em tempos de testar nossos limites ou nos tempos de Caça as Bruxas. O que vocês acham?

E nasceu? “No ano de 2018, de uma simples conversa entre amigos e da vontade de voltar a fazer teatro em Caruaru, vem à ideia de montar um espetáculo de comédia, autoral, inédito e irreverente. Em razão disto, surge o texto DEPUTAS, assinado por Edson Víctor e Wagnner Sales.

Estamos na segunda temporada, contando a história de dois deputados rivais, que acusados por corrupção decidem fugir do Brasil. Por coincidência escolhem a mesma companhia aérea e acabam se encontrando no aeroporto, momento em que descobrem que a polícia federal está prestes a prendê-los. De imediato traçam outro plano de fuga, se aliam e decidem se disfarçar de aeromoças na intenção de embarcar na aeronave sem serem descobertos. Durante a fuga, várias tramas envolvendo estas duas “aeromoças de primeira viagem” são desenvolvidas. Desta forma, surge um emaranhado de situações inusitadas, que sem sombra de dúvidas, arrancará muitas risadas de todos, mas também incitará várias reflexões.


Nossa intenção não é levantar bandeira partidária alguma, nem conduzir pensamentos para esta ou aquela ideologia política. DEPUTAS é um texto imparcial, apartidário, livre de esquerda ou direita. Foi construído, sobretudo para descontrair, sem deixar de aproveitar das suas situações para abrir horizontes e nortear decisões tomamos em certos momentos das nossas vidas.
Esta obra foi escrita com base na realidade política do nosso país, porém, não em fatos ou pessoais reais. Qualquer semelhança em algum diálogo ou personagens, terá sido mera coincidência.” Fonte: http://www.deputas.com.br

Sobre o espetáculo deputas que compõe um elenco genuíno de atores caruaruense e equipe técnica, patrocinadores e com escritor da terra composta pela Idealização, Texto, Produção e Atuação: Edson Victor, Wagnner Sales; Atrizes Convidadas: Aleksandra Duran, Sheila Tavares; Direção e Sonoplastia: Benício Junior; Iluminação: Alex Deplex; Cenografia e Adereços: José Benício, Edson Victor, Benício Junior; Cabelo e Maquiagem: Gilvan Santtos; Bilheteria: Paula Giselly Figurino: Maria Valdinete, Luziente Soares; Fotografias: Renan Vieira, Weudes Pino; Arte, Diagramação e Webdesign: @edsonvictordesigner; Espaços de Ensaios: CIA Olhares – Teatro Prazeres Barbosa; Realização: In Ato Produções; Produção Executiva: Nena Pacheco. Patrocinadores: Drave Tour Brasil, Demospa,Tv Jornal, Dom Quixote, Nay Way, Baby Tour, Fundação de Cultura de Caruaru, Gymbox e entre outros. A comédia baseia-se na reflexão do ser humano e de quando “o poder sobe a cabeça” que narrativamente em um enredo: A IDEIA? “Contaremos a história de dois deputados rivais, que acusados por corrupção, decidem fugir do Brasil.”. Por coincidência escolhem a mesma companhia aérea, a BR Airlines e acabam se encontrando no mesmo aeroporto, momento em que descobrem que a polícia federal está prestes a prendê-los. Desta forma, surge um emaranhado de situações inusitadas, que sem sombra de dúvidas, Contaremos a história de dois deputados rivais, que acusados por corrupção, decidem fugir do Brasil. Por coincidência escolhem a mesma companhia aérea, a BR Airlines e acabam se encontrando no mesmo aeroporto, momento em que descobrem que a polícia federal está prestes a prendê-los. 

Em razão disto, surge a In Ato Produções, com o intuito de se tornar facilitadora no cenário artístico da região, sob a responsabilidade de Edson Victor e Wagnner Sales, que assinam o texto DEPUTAS para esta primeira montagem. De imediato traçam outro plano de fuga, se aliam e decidem se disfarçar de aeromoças na intenção de embarcar na aeronave sem serem percebidos. Durante a fuga, várias tramas envolvendo estas duas “aeromoças de primeira viagem” são desenvolvidas.” Fonte: http://www.deputas.com.br



Prof. Fábio Junior da Silva
ADM – CRA- 13.040. Professor universitário, 
pós-graduação MBA, pesquisador e ativista sustentável.

Nenhum comentário: