03/10/19

Centro Social José do Monte é exemplo de assistência à população

Foto: Roberto Soares
Com o objetivo de suprir as carências das comunidades pobres de Caruaru, a irmã Werburga fundou, no dia 21 de setembro de 1969, o Centro Social São José do Monte. Este ano, a instituição comemora o seu Jubileu de Ouro e recebeu, durante a Plenária da ALEPE, um Voto de Congratulações pelo Deputado José Queiroz (PDT). São 50 anos de atividades e prestações de serviço para os mais necessitados na área de educação, trabalho, renda entre outros.  

A Irmã Werburga, fundadora e também supervisora da instituição filantrópica, faz parte das Irmãs Beneditas Missionárias de Tutzing, da Alemanha. “Com seus 89 anos é um exemplo de vida missionária com sua dedicação e amor ao próximo”, destaca Queiroz.

O Centro Social São José do Monte possui uma grande infraestrutura como a Casa Kolping, a Casa São Plácido, centros de estudo para crianças e adolescentes entre oito e 15 anos, hortas comunitárias e outros. A instituição também desenvolve oficinas de artes plásticas, teatro, dança, culinária e contam com oficinas de bandas de pífano. Aos arredores do Salão Multiuso, uma área de convivência foi construída para os idosos. O centro ainda promove diversas ações missionárias, a exemplo de missas, evangelização, batismos e casamentos.

Além de promover educação e lazer para os caruaruenses, o instituto também é comprometido com a saúde da população. A entidade filantrópica administra há duas décadas a Casa Henrique. A unidade atende diariamente, através de convênios com o PPF (Programa Pactuado Integrado) e o SUS (Sistema Único de Saúde), a aproximadamente 100 pacientes de vários municípios da região Agreste que necessitam de tratamento fisioterápico.

Nenhum comentário: