Alunos da EREM Lisboa participam de sarau literário.
Dentre os ofícios do professor,
encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de
língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária
é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino
Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru —
Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar
da leitura e produção escrita de seus alunos.
Anualmente, a escola realiza o
Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma
a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre
literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos
caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos
gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.
Ademais do concurso, na manhã de
premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a
publicação da Antologia de contos, crônicas e poemas, que neste ano está em sua
segunda edição.
A tarefa de despertar o desejo pela
leitura e a motivação para escrita enfrenta inúmeros obstáculos. Conforme a
professora Agueda Ranyela, dentre os mecanismos de estímulo encontram-se os
saraus, os quais ocorrem com o intuito de aproximar os discentes da arte
literária, visando a produção textual e a participação deles no concurso de
redação e na publicação da Antologia. Comumente poetas locais são convidados a
participarem desses momentos especiais, para aproximar o autor de seus leitores
e fazer os alunos entenderem que também lhes é possível gostar da leitura e
produzir textos autorais.
Dentre o quadro de professores de
língua portuguesa, a EREM Lisboa dispõe de duas escritoras: Ionara Lima e
Amanda Rocha. O último sarau, realizado aos 05 de outubro, disse o professor
Augusto César: “foi um convite aos alunos para conhecerem as escritoras que há
em suas professoras”. Na ocasião elas falaram da relação com a escrita,
declamaram poesias e realizaram a leitura compartilhada de alguns contos e
crônicas já publicados, expuseram suas fontes inspiradoras e revelaram planos
para seus escritos.
“Esses momentos são especiais, nos
tocam e nos fazem perceber que a arte está perto de nós, nos constituindo, fico
muito feliz com esses momentos em nossa escola” — disse a aluna Daysi Evaristo
do 3° ano. A gestora Josélia Gomes ainda ponderou que “a escola tem o dever
primeiro de ensinar conteúdos, mas participar da formação integral do cidadão
também se faz necessário, e com esse fim, nós driblamos as dificuldades e
avançamos para vê-los percorrer caminhos novos e descobrir a si mesmos e o
mundo ao seu redor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário