09/10/19

Estímulo à leitura através da produção literária


Alunos da EREM Lisboa participam de sarau literário.

Dentre os ofícios do professor, encontra-se o de conduzir os alunos ao universo das artes; ao professor de língua portuguesa, cujo objeto de estudo é a palavra, abordar a arte literária é fundante, nesse intuito, os professores da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, localizada no bairro da Cohab I, em Caruaru — Pernambucano promovem bimestralmente saraus literários com o foco no despertar da leitura e produção escrita de seus alunos.

Anualmente, a escola realiza o Concurso de Redação Professora Fernanda Freitas (esse nome é homenagem póstuma a uma ex professora); o concurso elenca diversos gêneros textuais dentre literários e argumentativos; este ano, em sua quarta edição e com o tema “Pelos caminhos da leitura: descobertas do eu e do mundo” os alunos debruçar-se-ão nos gêneros: conto, crônica, dissertação-argumentativa, carta e/ou poesia.

Ademais do concurso, na manhã de premiação dos primeiros colocados em cada categoria, ocorre concomitantemente a publicação da Antologia de contos, crônicas e poemas, que neste ano está em sua segunda edição.



A tarefa de despertar o desejo pela leitura e a motivação para escrita enfrenta inúmeros obstáculos. Conforme a professora Agueda Ranyela, dentre os mecanismos de estímulo encontram-se os saraus, os quais ocorrem com o intuito de aproximar os discentes da arte literária, visando a produção textual e a participação deles no concurso de redação e na publicação da Antologia. Comumente poetas locais são convidados a participarem desses momentos especiais, para aproximar o autor de seus leitores e fazer os alunos entenderem que também lhes é possível gostar da leitura e produzir textos autorais.

Dentre o quadro de professores de língua portuguesa, a EREM Lisboa dispõe de duas escritoras: Ionara Lima e Amanda Rocha. O último sarau, realizado aos 05 de outubro, disse o professor Augusto César: “foi um convite aos alunos para conhecerem as escritoras que há em suas professoras”. Na ocasião elas falaram da relação com a escrita, declamaram poesias e realizaram a leitura compartilhada de alguns contos e crônicas já publicados, expuseram suas fontes inspiradoras e revelaram planos para seus escritos.


 “Esses momentos são especiais, nos tocam e nos fazem perceber que a arte está perto de nós, nos constituindo, fico muito feliz com esses momentos em nossa escola” — disse a aluna Daysi Evaristo do 3° ano. A gestora Josélia Gomes ainda ponderou que “a escola tem o dever primeiro de ensinar conteúdos, mas participar da formação integral do cidadão também se faz necessário, e com esse fim, nós driblamos as dificuldades e avançamos para vê-los percorrer caminhos novos e descobrir a si mesmos e o mundo ao seu redor”.

Nenhum comentário: