11/10/19

Grupo Boi Tira Teima reinaugura casa na Estação Ferroviária de Caruaru, no último sábado por Juce Andrade*


Dia 06/10/2019 foi o dia da reinauguração da nova casa do Grupo Boi Tira Teima, no prédio principal da Estação Ferroviária de Caruaru. Foi um momento ainda mais especial por conta da celebração dos 97 anos do Grupo e, também, dos 91 anos (In Memória) do Mestre Gercino.


Ao adentrar a casa, vê-se as paredes repletas de fotografias... Não meras fotografias, mas registros da cultura folclórica e das pessoas que deram suas vidas à apaixonante cultura popular. Pessoas que fizeram história por meio da tradição...


Vê-se, também, os elementos típicos do Grupo: as fantasias, as bandeiras, as fitas coloridas, os instrumentos e o sorriso de quem se encanta com arte, seja porque pertence ao Grupo ou porque está visitando a casa. A acolhida também se deu por conta das mulheres empreendedoras que expuseram suas mercadorias na feirinha de artesanato, que foi organizada em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru.


A programação contou com a exibição do filme filme-documentário “A Peleja do bumba meu boi Contra o Vampiro do Meio Dia”, apresentação do cortejo do Boi e apresentação de dança das mulheres e crianças do Grupo.


O cortejo do Boi é lindo... Foram poucos passos, distância curta... Porém, a sensação é de parar no tempo! O ritmo é contagiante, a cultura pulsa nas veias dos brincantes, os instrumentos de sopro vibravam ao som envolvente dos instrumentos percussivos. As dançarinas com suas saias de chita pisavam o solo de Caruaru com a força ancestral dos mais diversos povos e culturas que formaram o povo brasileiro.


Anoiteceu e a celebração ainda acontecia. Dessa vez, com as dançarinas do Grupo, mostrando a beleza da dança popular. Foram demonstrados um pouco do coco de umbigada, ciranda, axé, congo, boi, dança cigana e etc... Crianças e mulheres, unidas e coreografadas, parte de uma mesma família de 110 integrantes que continuam a tradição do Boi Tira Teima em Caruaru. 


Para encerrar a apresentação, uma homenagem ao casal Lindaura e mestre Gercino, que possuem uma bela história de amor... Mas essa história fica para uma outra hora!


*Juce Andrade é ativista cultural e educadora.

Nenhum comentário: