14/10/19
Lei de Registro do Patrimônio Vivo de Caruaru. Uma nova aurora para a cultura caruaruense por Herlon Cavalcanti*
Nesta segunda-feira dia 14 de outubro, a Prefeitura de Caruaru através da Fundação de Cultura e Turismo - FCTC, lança o Edital de Registro do Patrimônio Vivo Municipal – RPV. Sem dúvidas uma revolução no futuro da cultura popular de Caruaru. É a Valorização dos fazedores de arte no desenvolvimento sociocultural e profissional no olhar atento para os nossos Mestres. A idéia contemplará 5 (cinco) bolsas financeiras vitalícia, sendo 4 (quatro) para pessoas físicas (artistas individuais) e 1 (uma) para pessoa jurídica (entidades culturais). Do total dos escolhidos, 1( uma) será escolhida por voto popular. A ferramenta da comunicação virtual que irá acontecer utilizando as redes sociais, como também em pesquisa de campo desenvolvido pela Gestão Municipal, com uma votação espontânea do entrevistado.
Lembro que na campanha de 2016 a candidata a Prefeita, Raquel Lyra realizou vários debates com os artistas (eu também estava lá) e prometeu que iria enviar o Projeto para Câmara de Vereadores de Patrimônio Vivo Municipal, caso fosse eleita. Agora esse sonho torna-se lei em realidade. É um selo real do processo de valorização em vida de tantos Mestres da Cultura Popular, que durante suas trajetórias artísticas vem desenvolvendo relevantes papéis culturais em nossa cidade. Agora chegou à hora de serem recompensados e reconhecidos. Esse movimento vem na busca constante em realizar políticas publicas de estado que é aquela que fica pra sempre, e isso a FCTC está realizando constantemente em suas ações.
Daqui pra frente muitas coisas boas irão acontecer. Quantos Mestres chegam à velhice sem ter o respeito e valorização que merecem? Quantas entidades culturais fecham suas portas por falta de recursos e reconhecimentos de tantos? Essas coisas não mais acontecerão em Caruaru que vive um processo revolucionário culturalmente falando.
Como artista e como atual Gerente de Políticas Culturais da FCTC, fico bastante feliz em fazer parte desse momento histórico ao lado do Presidente Rubens Júnior, da coordenadora de Projetos, Culturais, Jô Barbosa e de todos os meus companheiros( as) de trabalho. Conheço nossa cultura de perto, sei que um grande passo está sendo tomando em direção do horizonte que nos brinda com caminhos e olhares de vida.
Essa mesma vida que se renova a partir do fato do artista ser reconhecido como Patrimônio Vivo de Caruaru. O titulo é o carimbo real do seu trabalho, é a garantia de direitos, é saber que sua arte será repassada para as futuras gerações, através de oficinas, debates e encontros nas escolas e nos espaços ofertados pelo programa.
O edital é uma ferramenta democrática que serve de analise para entrega dos documentos necessários que a comissão julgadora formada por Membros da FCTC, do Conselho de Políticas Culturais (representantes da sociedade civil) e do poder Legislativo que fará a escolha dos possíveis representantes.
Atenção você artista que qualquer seguimento que tenha pelo menos 20 anos de atividades culturais confirmadas na cidade, é hora de agir, de se organizar, juntar seus matérias de fotografias, recortes de jornais, CD,s DV,s, preencher os anexos e se inscrever no edital. Chegou à hora de sair da toca e ir à busca da luz que se acende pra brilhar eternamente.
*Hérlon Cavalcanti
Gerente de Políticas Culturais da FCTC
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário