24/10/19

Quarta edição da Bienal do Livro consagra Garanhuns como polo literário e cultural de Pernambuco


Lançamentos de livros, palestras, debates e shows para celebrar a literatura brasileira, com destaque para a produção pernambucana. Todas estas atividades estão programadas para a IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns, realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com patrocínio da Editora Construir, e apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns.

O evento, que ocupará a Praça Mestre Dominguinhos desta quarta-feira à noite até o domingo (23 a 27/10), oferece dezenas de atividades gratuitas. O feira conta ainda com apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Garanhuns, além da Prefeitura de Paranatama, Prefeitura de Saloá, Sesc Garanhuns e da Editora Vozes. 

São dois os homenageados da Bienal: o jornalista e professor José Cláudio Gonçalves de Lima, e o também jornalista Humberto Alves de Moraes (in memorian). “Temos a satisfação de homenagear duas pessoas muito importantes para Garanhuns, que são o professor Cláudio, que é da rede municipal e autor de vários livros, entre eles a obra A Hecatombe, e Humberto Alves de Moraes, que foi um grande expoente das letras da cidade”, comenta a secretária municipal de Educação, Eliane Vilar.  

Entre as atrações confirmadas para a IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns, estão o escritor Raimundo Carrero e a jornalista esportiva Carol Barcelos (25/10), o poeta popular Jessier Quirino (26/10) e o educador Celso Antunes (24/10), autor de uma centena de livros sobre a educação nas várias fases da vida. Todas as atividades da Bienal são gratuitas.

“A Bienal de Garanhuns é um evento pelo qual nutrimos um carinho muito grande. A cidade costuma prestigiar bastante a feira; há muitos leitores na cidade, o que eleva o nível das discussões nos debates e palestras. Pensamos numa programação variada, com um pouco da literatura popular e humor de Jessier Quirino, o jornalismo de Carol Barcelos e o melhor da literatura pernambucana, representada pelo grande romancista Raimundo Carrero”, destaca o presidente da Andelivros, José Alventino Lima. 
Tradicionalmente, a Bienal do Livro de Garanhuns é um evento que motiva estudantes e professores de toda a região, em especial do município anfitrião. Para incentivar ainda mais a participação dos educadores e fazer com que eles aproveitem o evento como uma oportunidade de se capacitar, ao entrar em contato direto com autores e especialistas da área, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza bônus para a aquisição de livros na feira pelos profissionais do município. 

“Garanhuns recebe a sua quarta Bienal do Livro, que hoje faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Garanhuns é notadamente uma cidade intelectualizada, com uma gama de escritores que honram a nossa terra, e a Bienal vem somar a todo esse conteúdo. É uma oportunidade em que há a confluência dos escritores pernambucanos, notadamente os garanhuenses”, salienta o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

Nenhum comentário: