21/11/19

Clube do Filme - Crítica da Semana "AS PANTERAS" - por Mary Queiroz*



Em 1977 estreava na tv, uma das séries pioneiras no quesito empoderamento feminino, As Panteras. Produzida por Aaron Spelling e Leonard Goldberg para a emissora ABC, levada ao ar em cinco temporadas de 1976 a 1981. Foi criada por Spelling, Goldberg, Ivan Goff e Ben Roberts, possuindo 158 episódios no total. O enredo centra-se nas aventuras de três mulheres trabalhando para uma agência de detetive privada em Los Angeles, Califórnia, selecionadas pelo misterioso Charlie, que se comunicava om elas através de um intercomunicador.

Com muito apelo sensual/sexual, a série consegue agradar o público e crítica, devido ao carisma das 3 protagonistas, que possuíam uma química no trabalho em conjunto: Jaclyn Smith, Farrah Fawcett-Majors, e Kate Jackson. Na segunda Temporada, Farrah Fawcett renuncia ao papel, causando um alvoroço na produção da série, causando um certo tumulto. Farrah foi substituída pela estreante atriz Cheryl Ladd. Para sorte da produção, apesar das dificuldades iniciais, Cheryl foi bem aceita pelo público.


No ano 2000, As Panteras retornam numa superprodução lançada nos cinemas com 3 grandes atrizes que estavam no auge do sucesso, Drew Barrymore,, que também assina a Produção, Cameron Diaz e Lucy Liu, filha de imigrantes chineses e a Direção de McG. A formula era a mesma da série, porém o apelo sensual/sexual foi maior e isso chamou muito mais a atenção do público masculino. Aqui, o empoderamento feminino fora posto de lado e o erotismo banalizou a produção. Mesmo assim, teve uma boa resposta de bilheteria, faturando U$ 264.1 milhões. Uma excelente fatura, para uma produção que havia custado U$ 93 milhões.

Devido ao relativo sucesso, a continuação era certa e em 2003, o trio está de volta em As Panteras: Detonando e contou com o mesmo diretor do primeiro filme. Agora, com um orçamento um pouco maior, no valor de U$ 120 milhões, o filme teve uma recepção muito fraca, faturando apenas U$ 259,2 milhões. O enredo fraco, atuações mais caricatas ainda, uma vilã nada convincente interpretada pela Demi Moore além da presença do brasileiro Rodrigo Santoro que praticamente não fala nada durante seu tempo de tela. O filme naufraga com críticas negativas, mas não impediu que As Panteras retornassem as telonas mais uma vez.


Chegamos em 2019. Somos tomados de surpresa com mais um remake da série homônima. Com uma divulgação extremamente fraca, poucos trailers lançados na internet, nenhuma informação detalhada, As Panteras estreia, sem chamar a atenção e passa quase despercebido nos cinemas, porém, o filme tem elementos extremamente diferenciados das produções anteriores, é o que vamos analisar agora.

Começando pelo elenco, onde encontramos como única estrela conhecida, a Kristen Stewart e a Diretora/Atriz Elizabeth Banks que também atua no filme, como a personagem Bosley. As outras duas Panteras, são as atrizes Naomi Scott que fez recentemente a Jasmine do live action ALADIN e a  modelo britânica Ella Balinska, que não trás em seu currículo nenhum filme de grande repercussão e destaque.

A trama desta nova adaptação, gira em torno de Sabina Wilson (Kristen Stewart), Jane Kano (Ella Balinska) e Elena Houghlin (Naomi Scott) que embarcam numa perigosa missão global, a fim de impedir que um novo programa de energia se torne uma ameaça para humanidade. De início somos surpreendidos com as homenagens e referências tanto da série como dos filmes anteriores, numa apresentação bem nostálgica, na qual apenas fãs e espectadores que viram aos filmes, reconhecerão. Só isso já vale o ingresso, pela nostalgia mostrada. O roteiro é fraco, previsível mas a química entre as 3 atrizes é excelente. Elas estão bem a vontade em seus papeis, parece até que foram feitas para cada uma delas. De imediato já identificamos os comportamento de cada protagonista, suas características e diferenças de personalidade. Um dos méritos desta nova produção pois o desenvolvimento das personagens não deixa a desejar, do início ao fim, somos agraciados com um detalhe ou outro de como foi a vida de cada uma antes de se tornarem panteras.


Outra coisa na qual a Diretora soube como ninguém destacar foi a questão do empoderamento feminino, muito bem explorado sem cair na apelação sexual/sensual e mostrado de maneira leve e muito objetivo sem ser apelativo. As mulheres tem suas funções e as exercem de forma clara sem menosprezar a presença masculina na trama. Há um certo ritmo frenético nas cenas de ação e quando as heroínas estão em perigo, ficamos com a sensação de desespero para ver como elas vão sair daquela situação.

Enfim, As Panteras é um bom filme, divertido, despretensioso, simples e objetivo. Merece ser assistido principalmente pelo público feminino devido a sua excelente mensagem, que lugar de mulher é onde ela quiser e isso o filme faz sem que seja preciso suas protagonistas estarem vestidas com roupas minúsculas e sim com capacidade emocional e intelectual.

#Assista
#Deixeseucomentário
#AsPanteras
#Filmenota7

PROGRAMA CLUBE DO FILME

Neste sábado, 13h, na Rádio Cultura do Nordeste, tem o seu programa de cinema CLUBE DO FILME, comandado por Edson Santos e Mary Queiroz.
O tema deste sábado, dia 24 de novembro, vai fazer uma viagem no futuro, falando sobre o clássico filme “BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES”. Esquecido pelo grande público, ao longo dos anos tornou-se um dos mais cultuados do gênero ficção científica. Nos estúdios da Rádio Cultura, a presença de: Bento Gomes, Zenaldo Nunes, Adilson Silva, Pedro Rubens.

Ouça pelo site:  HYPERLINK "http://www.radioculturadonordeste.com.br" www.radioculturadonordeste.com.br. Acompanhe ao vivo pela LIVE do Facebook:  HYPERLINK "http://www.facebook.com/RadioCultura1130" www.facebook.com/RadioCultura1130. Em Caruaru e região, sintonize 96,5 FM.


AS ESTREIAS DA SEMANA



RECIFE ASSOMBRADO



A estreia de “Recife Assombrado”, com direção de Adriano Portela e produção da Viu Cine, ocorre nesta quinta-feira (21), nas principais salas de cinema de Pernambuco.
O longa-metragem leva para a telona as famosas histórias de horror da capital pernambucana como o Papa-figo e a  Perna Cabeluda. “O samba é do Rio de Janeiro, mas é conhecido nacionalmente. A ideia é fazer essa nossa tradição nas lendas ficar conhecida em outros estados, fazendo do Recife a Transilvânia brasileira”, comenta Adriano Portela.



MEDO PROFUNDO – O SEGUNDO ATAQUE

‘Medo Profundo – O Segundo Ataque’ segue a aventura de mergulho de quatro adolescentes (Corinne Foxx, Sistine Stallone, Sophie Nélisse e Brianne Tju) enquanto exploram uma cidade maia submersa. Uma vez lá dentro, a empolgação das jovens se transforma em um choque de terror quando descobrem que as ruínas submersas são um campo de caça para os grandes e mortais tubarões brancos. Com seus suprimentos de ar diminuindo constantemente, as amigas devem navegar pelo labirinto subaquático de cavernas claustrofóbicas e túneis sinistros em busca de uma saída do inferno aquático.



FORD VS FERRARI



Em 1963, Enzo Ferrari foi abordado pela Ford Motor Company sobre uma possível compra.[5] As conversas foram unilateralmente interrompidas pela Ferrari quando Enzo percebeu que o acordo incluía a compra do programa de corridas da Ferrari, um programa que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1958 e em todos os anos de 1960 a 1965. Le Mans é a mais antiga corrida de resistência de carros esportivos do mundo, realizada anualmente desde 1923. Incomodado por ter sido rejeitado, Henry Ford II dirigiu sua divisão de corrida para construir um carro para vencer a Scuderia Ferrari.
O filme conta como o designer automotivo Carroll Shelby e o motorista de carro de corrida Ken Miles lideram uma equipe de engenheiros e designers estadunidenses da Ford a construir um carro de corrida capaz de vencer a lendária Ferrari. Por fim, eles produzem o Ford GT40 para um confronto nas 24 Horas de Le Mans de 1966.



MIDWAY – BATALHA EM ALTO MAR



Conta a verdadeira história por trás da batalha mais importante da Guerra do Pacífico, a mesma foi crucial para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Um relato de amizade, sacríficio e coragem dos homens que, contra todas as previsões, triunfaram diante de um poderoso adversário: a força naval Japonesa.
As batalhas durante a Segunda Guerra Mundial inspiraram vários cineastas a recriar essas histórias cheias de drama e ação na tela grande. Aqui, 'Midway – Batalha em Alto Mar', que estreia amanhã, mostra a história do confronto da frota americana com os japoneses e como os soldados de ambos os países tiveram que enfrentar as muitas adversidades.

Confira:



PROGRAMAÇÃO DOS CINEMAS

PROGRAMAÇÃO DE 21/11/2019 a 27/11/2019

CARUARU 01 - AS PANTERAS DUB (COLUMBIA)
AÇÃO - Dublado - 14 Anos - Duração: 118min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h30
Sáb., Dom., Feriado: 21h30

CARUARU 01 - MALEVOLA DONA DO MAL DUB (DISNEY)
AVENTURA - Dublado - 10 Anos - Duração: 120min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h45
Sáb., Dom., Feriado: 16h45

CARUARU 01 - RECIFE ASSOMBRADO NAC (ELO COMPANY) =ESTREIA=
TERROR - Nacional - 14 Anos - Duração: 101min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h15
Sáb., Dom., Feriado: 19h15

CARUARU 01 - DORA E A CIDADE PERDIDA DUB (PARAMOUNT)
AVENTURA - Dublado - 10 Anos - Duração: 102min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 14h30
Sáb., Dom., Feriado: 14h30

CARUARU 02 - OS PARÇAS 2 NAC (PARIS FILMES)
COMÉDIA - Nacional - 12 Anos - Duração: 97min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h00 - 17h15 - 19h30 - 21h45
Sáb., Dom., Feriado: 15h00 - 17h15 - 19h30 - 21h45

CARUARU 03 - AS PANTERAS DUB (COLUMBIA)
AÇÃO - Dublado - 14 Anos - Duração: 118min.
Sáb., Dom., Feriado: 14h00

CARUARU 03 - MIDWAY BATALHA EM ALTO-MAR DUB (DIAMOND FILMS) =ESTREIA=
AÇÃO - Dublado - 14 Anos - Duração: 140min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 18h30
Sáb., Dom., Feriado: 18h30

CARUARU 03 - MEDO PROFUNDO DUB (PARIS FILMES) =ESTREIA=
AÇÃO - Dublado - 14 Anos - Duração: 91min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h30 - 21h20
Sáb., Dom., Feriado: 16h30 - 21h20

CARUARU 04 - FORD VS FERRARI 2D DUB ATMOS (DISNEY) =ESTREIA=
BIOGRAFIA - Dublado - 12 Anos - Duração: 152min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h00 - 20h45 - Sáb., Dom., Feriado: 15h00 - 20h45

CARUARU 04 - MALEVOLA DONA DO MAL 3D DUB ATMOS (DISNEY)
AVENTURA - Dublado - 10 Anos - Duração: 120min.
Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 18h15
Sáb., Dom., Feriado: 18h15

Mary Queiroz - apresenta com Edson Santos o Programa Clube do Filme aos sábados, 13 horas na Rádio Cultura do Nordeste. Também transmitido pelo site: www.radioculturadonordeste.com.br E ao vivo pela LIVE do facebook: www.facebook.com/RadioCultura1130.


Nenhum comentário: