08/11/19

Coisas da vida - PUBLICIDADE, O PÃO NOSSO DE CADA DIA por Agildo Galdino*


Poderia passar desapercebido por muitos, mas como colunista da revista Modas & Negócios, não ficaria conscientemente tranquilo, senão fizesse essa humilde homenagem ao quinto aniversário de sua criação. José Severino do Carmo, seu fundador, publicitário de renome e de amplo espectro de conhecimento da área, com relevantes trabalhos prestados à sociedade pernambucana. Omitirei citações a respeito de sua trajetória profissional por ser demais conhecida e por demais extensa para as limitações desse arrazoado. 

Não poderia deixar de me reportar à inquietude de algumas pessoas que chegam a questionar: “Para quê serve mesmo a publicidade?” 

Ora, entendemos que publicidade, grosso modo, é a estratégia que envolve a divulgação de um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir um público-alvo, convencendo-o a comprá-lo. Lembremos também que o advento da revolução digital já suscitou incontáveis profecias ao longo dos tempos, dando como certa a extinção de certas mídias, a exemplo das revistas impressas, por conta do advento e sucesso de tecnologias do mundo virtual, as quais revolucionaram até a forma de nos comunicarmos. 
Vale ressalvar, marketing e publicidade não são a mesma coisa, embora tanto uma como a outra tenham como finalidade vender um produto ou serviço. Mas deixemos cada macaco no seu galho. Por isso, preço, praça, produto e promoção são os elementos básicos de uma estratégia de marketing.

Portanto, a publicidade tem como foco convencer o indivíduo a comprar. Uma boa publicidade amplia a divulgação da marca e do produto e está diretamente ligada à alavancagem das vendas. Sua emergência e relevância deram origem a uma nova era editorial – fato incontestável. Mas não nos enganemos. As mídias impressas não estão obsoletas ou fora do páreo nesse mundo digital. Estão, na verdade, longe da extinção. Pelo contrário a indústria gráfica tem inovado cada vez mais nos últimos anos. Segundo o presidente da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), Fábio Petrossi Gallo, a publicidade impressa ainda tem seu lugar no mercado. Em 2018, o Facebook lançou uma revista impressa exclusiva para empreendedores, a Grow, destinada a classe executiva e a líderes empresariais. Ainda bem que jovens sobretudo na Europa e Estados Unidos não deixam seus smartphones de lado, nem abandonam suas vidas digitais. Mas certamente sabem que a vida não é só consumida na telinha do aparelho. Ou seja, a combinação dos dois mundos parece ser um caminho cada vez mais provável. Segundo Victor Eskenazi, embora hoje o marketing digital ocupe boa parcela do mercado, compreendemos que uma estratégia não precisa e não deve anular a outra. 

É preciso buscar a integração entre as duas modalidades” O marketing impresso, em sua vertente mais tradicional, por muito tempo foi a receita de sucesso para diversos tipos de empreendimento. Para encerramos esse arrazoado deixemos aqui um dos provérbios por demais conhecido: a “propaganda é a alma do negócio”. Embora a máxima seja verdadeira, é preciso considerar que a propaganda eficiente e de efeitos duradouros é algo contínuo e envolve muito mais do que comerciais e anúncios. 

*Agildo Galdino - preside a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL). É professor e pesquisador. Tendo dezenas de crônicas e contos publicados em jornais e revistas muitos com cunho memorista.



*O artigo não expressa necessariamente a opinião deste blog.

Nenhum comentário: