02/11/19

Coisas de Matuto - Vida Orgânica por Nelson Lima*

Crédito da imagem: https://www.google.com/search?biw
Vida mais orgânica, sobre vários aspectos, com uma exceção ou outra. Certo dia eu estava pensando sobre isso, pois fui numa roça onde tudo era orgânico. Não tem comparação. Não tem amontoado de pessoas. Eles vivem em menor número e até distante um dos outros, mas pesar de ter menos pessoas, as que tem são geralmente mais valorizadas, ou seja, valoriza-se muito os relacionamentos. Quando se encontram, sentam e conversam bastante, olho no olho, face a face. Sem objetos modernos para lhes tirar a atenção. Isto é muito importante e acontece ainda nos dias de hoje. As pessoas são mais próximas e se preocupam mais com os outros. Vida em comunidade de maneira muito saudável. Mesmo quando estão indo para o roçado ou vindo dele, ao se encontrarem param e se dão atenção. Nada de correria. Perguntam pelos compadres e comadres, se os meninos estão bem. Se tal animal melhorou da praga. E se oferecem para ajuda mútua. 

É gente que vive bem com os vizinhos. Pagam suas contas em dia, mesmo com sacrifício financeiro e de local para pagamento. Só visam fazer o bem um ao outro. Isso sim é que é cidadania. Mas ainda tem aqueles que insistem em dizer que manter o título de eleitor em dia é que é ser cidadão! 

Outra coisa também que observei é que eles têm atividades físicas constantes. Academia? Sim, ela existe ao ar livre e está disponível o tempo todo. A vida no campo é marcada por locomoções a pé, a cavalo, longas caminhadas, inclusive em terrenos íngremes. O trabalho é mais braçal e feito em pé, o que possibilita estar em movimento o tempo todo, facilita o fluxo sanguíneo, embora se saiba que os problemas de coluna os atormentam bastante, ressecamento e câncer de pele. Mas também tenho visto algumas Ongs fazendo um trabalho de assistência e orientação. 

Que vontade de ter uma vida assim... 


*José Nelson de Almeida Lima - é poeta cordelista, escritor, ator, produtor, palestrante. 




Nenhum comentário: