07/04/22

Editorial: Empatia de Rodrigo gera confiança e credibilidade.

Foto: Janaina Pepeu

Rodrigo Pinheiro faz história pois é o primeiro vice-prefeito a assumir o palácio Municipal Jaime Nejaim com tempo hábil para mostrar seu jeito de gerir o município. São mais de dois anos onde terá muitos embates, mas, seus primeiros gestos e decisões sinalizam que poderá ser uma gestão mais exitosa do que alguns apostaram.
Entre eles, o de hoje pela manhã, com a maneira acolhedora que recebeu os profissionais da imprensa. Tanto pelo gesto de ouvir (elogios e críticas), que gera empatia, quanto pela capacidade demostrada de responder e buscar soluções.

EMPRESÁRIO E POLÍTICO

Rodrigo vem do setor empresarial, é prático em tomar decisões. Participou da diretoria da ACIC (Associação Comercial de Caruaru), quando coordenou a Câmara dos Corretores de Imóveis e a Câmara de Construção Civil. Essa bagagem de aprendizado do setor privado, dentro de uma visão pública, sendo aplicada a esse novo tempo, ou a chamada "Gestão Moderna", deixa-o referendado para agregar experiência na chamada Parceria Público Privada. E novamente ele mencionou isso, no diálogo com jornalistas hoje pela manhã.

Rodrigo, no primeiro semestre de 2019, em entrevista ao programa Vivência, que estreava sua primeira temporada. 

A primeira vez que entrevistei Rodrigo, foi quando gravamos a Primeira Temporada do Vivência. Além de conversarmos sobre assuntos da gestão ele falou sobre a herança política da família. O Pinheirão, seu pai, além de ter sido vereador, foi também candidato a vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos (na primeira gestão de João Lyra Neto, 89 à 92) e ainda presidiu o Central Esporte Clube. Outra referência na política é seu tio, Marcos Moura, além de vereador foi diretor regional da Ciretran.

Naquela entrevista, em 2019, ele explicou sua visão enquanto executivo: "Não tenha dúvidas que uma gestão que pretende ser moderna precisa do apoio da iniciativa privada" vaticinou ele.

Saímos com boa impressão. Tendo acesso facilitado à fonte e liberdade para publicar (desde que de forma ética e responsável) o que precisa ser publicado. Uma democracia forte incentiva uma imprensa livre.

Enquanto prefeito, humanizar as relações, em tempo de encantamento e aceleramento tecnológico é uma decisão acertiva de Rodrigo Pinheiro. Demonstra empatia gera confiança e credibilidade. Que permaneça cada vez mais realizando melhorias para cidade na habitação popular, mobilidade, cultura e todos os demais segmentos.

De nossa parte, renovamos o compromisso de transmitir os fatos de forma sábia e responsável ou da melhor maneira que conseguir apurá-los. E que o público, exerça, de forma legítima, sua capacidade de decisão, ao partilhar suas ideias, seus anseios, suas vontades e, claro, a sua opinião, demostrando lucidez ao filtrar as informações e retirando delas apenas o essencial.

Nenhum comentário: