Esse ano montamos uma equipe para reportar a Paixão de Cristo, Nova Jerusalém (PE). Estiveram no Maior Teatro ao Ar Livre do Mundo, na sexta-feira (8) reservado à convidados, o jornalista Jénerson Alves escreveu um artigo que será publicado aqui no blog. Mary Queiroz, cineclubista e radialista, fez transmissões nos momentos que antecederam o espetáculo e, os fotógrafos Ramom e Letícia, com a missão de reportar através daquela que é considerada a oitava arte.
O Fato do espetáculo ter ficado durante dois anos sem ser exibido, e toda aquela cidade de pedras ficar deserta, trouxe consequenciais de prejuízo incalculável para os moradores de Brejo da Madre de Deus e vizinhança, com impacto não só na economia mas praticamente em todas as dimensões da vida de toda uma comunidade.
A pandemia trouxe deserto, quietude, desolação, dor e morte. Mas também mostrou cuidado, solidariedade e superação. Uns aproveitaram para rever a vida, conceitos e valores. Outros mostraram-se mais indiferentes, arrogantes, brutos e egoístas. O Poder do Estado esmagando e açoitando os mais pobres, contrastando com a cooperação científica, a solidariedade de tantos, a dedicação dos profissionais da saúde e a fé daqueles que a exercitam.
No pós-pandemia a esperança se renova, a cidade deserta volta a ter movimento, é de reencontro, renovação de esperança. As lágrimas se misturam em saudade e alegria.
Enfim, nesta sexta-feira da paixão, deixamos com o próprio leitor do blog, a missão de observar, sentir, interpretar e deixar-se tocar pelas imagens de uma paixão que anuncia os últimos dias de Cristo antes de sua dolorosa morte e gloriosa ressurreição.






















Nenhum comentário:
Postar um comentário