Mostrando postagens com marcador ESPORTE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ESPORTE. Mostrar todas as postagens

24/07/23

Porto comemora 30 anos de fundação com jogo festivo

Com o nome cravado na história do futebol nacional por ser exemplo e referência na formação de talentos para o mundo da bola, o Clube Atlético do Porto completa 30 anos de fundação e convida todos os amigos da crônica esportiva caruaruense para comemorar esta data importante, em evento a ser realizado, neste domingo (30), a partir das 9h, no Ninho do Gavião.

Na oportunidade ocorrerá, a partir das 10h, um jogo festivo entre a equipe SUB17 do Gavião x Ex-jogadores do Porto. Na sequência, às 11h30, haverá o corte do bolo com as presenças de diretores, funcionários, autoridades e torcedores tricolores.


Programação

Chegada: A partir das 9h.

Jogo-festivo: 10h.

Corte do bolo: 11h30

20/07/23

Porto inicia preparativos para SUB17

Após a participação no SUB20, quando chegou até as quartas-de-final, o Porto, agora, voltará as suas atenções para disputa do Campeonato Pernambucano SUB17. A competição está prevista para ser iniciada na segunda quinzena de agosto contando com as presenças de várias equipes do Estado.

Os preparativos do Gavião para o SUB17 foram iniciados já, nesta semana, sob o comando do técnico Luciano Ribeiro. Além do experiente treinador, a equipe tricolor vem contando na sua comissão técnica, com os trabalhos de demais profissionais, que estiveram compondo o elenco do SUB 20.

São eles: Edmilton Queiroz (preparador-físico), fisioterapeutas Welber Felício, Gabriel Nascimento e Helder Tavares; além de Valter Ulisses (preparador de goleiros), Bruno Melo (analista de desempenho), Antônio Galo (massagista) e Sandrinho (roupeiro).

08/05/23

Sesc Caruaru abre inscrições para o Torneio de Futsal Feminino

Estão abertas as inscrições para o Torneio de Futsal Feminino que vai ser realizado no Sesc Caruaru, no dia 28 de maio. Os times interessados em participar podem se inscrever, até o dia 23 de maio, na Central de Relacionamento do Sesc ou pelos telefones (81) 99230-4014 e (81) 99644-4580. A taxa é de R$ 250, por equipe.

O torneio é aberto para equipes de toda a região. Os jogos vão ser realizados no ginásio de esportes do Sesc, começando às 8h. A premiação total de R$ 1.200 será distribuída entre os dois primeiros colocados. A entrada para o público prestigiar o evento esportivo vai ser gratuita. 

“A proposta do Sesc e da Acifa é valorizar, ainda mais, a presença das mulheres no futsal. Sabemos que existem equipes muito fortes na região e a ideia é fazer com que o nosso torneio seja mais uma oportunidade para que as atletas possam mostrar seus talentos com a bola”, explica Marcos Onofre, professor de Esportes do Sesc Caruaru. 

Serviço: Inscrições para o Torneio de Futsal Feminino Sesc/Acifa
Prazo final: 23 de maio
Data da competição: domingo, 28 de maio
Horário: a partir das 8h
Local: Ginásio de esportes do Sesc – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Taxa de inscrição: R$ 250 (por equipe)
Informações: (81) 3721-3967 / (81) 99168-2355 / (81) 99230-4014 / (81) 99644-4580

24/11/22

Recife - Number 1 realiza edição histórica

A organização é considerada como uma das principais da América do Sul

No dia 26 de novembro, o antigo Clube das Águias do Recife será o palco para a sétima edição do Number 1, que é considerada umas das principais organizações de lutas da América Latina. O evento está previsto para começar a partir das 18h, e conta com uma programação de aproximadamente seis horas de lutas, recebendo ao todo 24 atletas de todo o mundo, para 11 incríveis combates na modalidade do MMA (Artes Marciais Mistas) e uma de “Extreme Combate”, que trata-se do Kickboxing praticado com luvas de MMA. Os ingressos já estão disponíveis no site Sympla.

O certame de treze lutas terá como embate principal, também conhecido como Main Event, o recifense Raphael Cruz, de 30 anos, enfrentando o paraibano Clodoaldo Caveira, de 38 anos, pelos leves, categoria que vai até os 70 Kg. A luta já é uma das mais aguardadas pelo fato dos dois atletas possuírem um histórico de seis vitórias em seus cartéis.

O atleta Raphael garante estar pronto e motivado para dar um show de MMA ao público. "Estou invicto no evento e sou merecedor dessa disputa de cinturão. Estou pronto tecnicamente, fisicamente e mentalmente para essa batalha, graças a minha equipe que é uma das melhores do Brasil.” disse o pernambucano.

O seu oponente Clodoaldo "Caveira", também garante estar pronto e motivado para levar o cinturão para a Paraíba. "Estou super feliz com a oportunidade e ansioso para dar um show de MMA para todos os recifenses. Estou sempre treinando e se a luta fosse hoje, já estaria pronto. Garanto que será uma das melhores lutas da organização.” concluiu o paraibano.

Já no Co Main Event, que é a luta que antecede o combate principal, teremos um duelo femnino entre pernambucanas. A camaragibense Diná Silva, de 27 anos, enfrenta a recifense Jainne Aguiar, de 22 anos, pelo cinturão interino da organização, na categoria peso palha feminino, de até 52 kg.

Assim como na disputa masculina, as mulheres também prometem entregar uma grande batalha ao público. A atleta Diná Silva falou um pouco sobre sua expectativa para esse combate e o sonho de conquistar o seu primeiro título. "Estou super motivada por lutar em casa e poder disputar o primeiro cinturão feminino da organização. Será um duelo de duas guerreiras e estou treinando dia e noite para trazer esse cinturão para a Master Kombat.” concluiu Diná.


Já Jainne, esbanja confiança e promete uma finalização como resultado do confronto. "Minha preparação está ótima! Meu coach Fábio Aguiar está fazendo um ótimo trabalho. Vou lá pra finalizar e continuar evoluindo na minha carreira.” garantiu a recifense.

Outro destaque fica por conta da luta dos Peso-Pesados Maicon "Mamute" e Tiago "Boi", já que se trata de uma revanche. Enquanto "Mamute" lutou recentemente pelo LFA, Tiago Boi espera desde 2019 para poder vingar a derrota sofrida na disputa de cinturão do Paulista Fight.Fora os pernambucanos, o card contará ainda com 5 atletas do Ceará, um da Paraíba e até um africano, o angolano radicado no Ceará, Wilker Nsamo, que enfrentará o promissor Gustavo Negromonte, representante da nova geração de atletas pernambucanos.

De acordo com o presidente da organização, o recifense Diego Veiga, a edição desembarca no Recife com o principal objetivo de desenvolver o esporte na cidade e catapultar os atletas locais para oportunidades a nível mundial, dentro e fora do Number 1. “Estamos inovando e melhorando a cada evento. Temos certeza de que será uma noite marcante para o público pernambucano. Nos motiva ainda mais o fato de o Number 1 se preocupar em dar oportunidades aos lutadores de MMA do Recife. Isso faz com que esses atletas tenham uma visibilidade, uma vitrine importante para a carreira mundo afora.” frisou Diego.

O Number 1 é um evento pernambucano e tem se credenciado como uma das principais franquias de MMA do país e também da américa do sul, sendo considerada a maior do Nordeste. O evento também serve como porta de entrada de atletas para outras organizações internacionais de MMA, como eventos europeus e o evento americano LFA, que foi realizado recentemente na capital pernambucana.

Aos interessados, os ingressos para o Number 1 possui valores entre R$40,00 a Cadeira individual e R$300,00 a Mesa Vip para quatro pessoas e já estão disponíveis para compra online na plataforma Sympla, e no espaço físico montado na Academia One Team Fight, que fica localizado na Rua Dona Magina Pontual, n48, Boa viagem, Zona Sul do Recife.

Confira o card da sétima edição do Number 1

CARD PRINCIPAL
Peso Leve: Raphael Cruz (PE) X Clodoaldo Caveira (PB)
Peso Palha: Diná Silva (PE) X Jainne Aguiar (PE)
Peso Pena: Vitor Hugo (PE) X Davi Rodrigues (CE)
Peso Pesado: Maicon "Mamute" (PE) X Tiago "Boi" (PE)
Peso Galo: Nicoly Pedroza (PE) X Katia "Durinha" (CE)

CARD PRELIMINAR
Peso Galo: Franklin Peixoto (PE) X Vitor "Cobra" (CE)
Peso Mosca: Emanuel Barbosa (PE) X Luiz Aguiar (PE)
Peso Leve: Flávio "Venta" (PE) X Luiz Muller (PE)
Peso Pena: Gustavo Negromonte (PE) X Wilker Nsamo (Angola/CE)
Peso Mosca: Malbelly Lima (CE) X Dani "Pantera" (CE)
Peso Pena: Kaynan Jemerson (PE) X Valdeno Brito (PE)
Peso Pena: Gabriel "White Tiger" (PE) X Roger Vitor (PE) - X-Treme

Serviço
Sétima edição do Number 1 - MMA
Data: 26 de Novembro
Abertura dos portões: 18:00
Horário: 19:00
Local: Antigo Clube das Águias (Recife)
Ingressos: Cadeira 40,00, Mesas: 300,00
Pontos de Venda: Academia One Team Fight, Atletas e pelo site da Sympla (www.sympla.com.br)

27/07/22

Clube Ibra Tênis de Mesa de Caruaru participa do Pernambucano Camocim de São Félix

O clube caruaruense Ibra TDM participa este final de semana, da segunda etapa do Campeonato Pernambucano de Tênis de Mesa em Camocim de São Félix.

A competição é realizada pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa - FPETM - com mais de 20 categorias olímpicas e paraolímpicas de oito cidades participantes (Caruaru, Arcoverde, Camocim de São Félix, São Bento do Una, Sanharó, Recife, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina) e contará com mais de 100 mesatenistas.

A equipe da Ibra TDM estará participando como a segunda maior delegação com um total de 27 mesatenistas. 

"Os atletas treinaram muito para essa etapa e nosso objetivo é poder dar o melhor de cada um nos jogos e fortalecer o nosso clube em competições estaduais", disse o técnico e presidente da Ibra Severino Júnior.

Mais informações pelo Instagram @ibratm ou pelo whatsapp: 9.9313.9096.

19/04/22

CARUARU SEDIA CIRCUITO NACIONAL DE TÊNIS DE MESA

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, a cidade de Caruaru será sede do Challenge Plus, etapa do Circuito Nacional de Tênis de Mesa. Uma realização da Confederação Brasileira e da Federação Pernambucana de Tênis de mesa, com apoio da Prefeitura de Caruaru e da Academia Ibra.

O evento será realizado no Ginásio Municipal, com uma mega estrutura (total de 20 mesas).

Cerca de 30 pessoas serão responsáveis pela organização do evento, entre árbitros, mesários e coordenação. 

Estão confirmados 309 atletas na competição olímpica, 29 na competição paraolímpica e 29 técnicos, num total de 35 clubes de 12 estados (Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Ceará, Maranhão, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal).

Serão 35 categorias na competição olímpica e 7 categorias na competição paraolímpica. 

A programação começa nesta sexta-feira (22) com as categorias pré-mirim até a juventude na competição olímpica e paraolímpica. 

No dia (23) participam as categorias absolutos e veteranos.  E, no último dia, domingo (24), as categorias por nível técnico do rating A ao rating O. 

“Caruaru é uma referência não apenas no estado de Pernambuco mas também no país inteiro, quando o assunto é Tênis de Mesa, por isso, foi aprovado por unanimidade na eleição do calendário 2022,  pelo comitê da CBTM, em dezembro de 2021 na cidade de Joinvile-SC”, destacou Andre Cruz, Presidente da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa.

Este ano, a Ibra Tênis de Mesa completa 30 anos de história. Durante o período, mais de 10 mil caruaruenses conheceram a modalidade através de campeonatos, cursos e eventos em shoppings, clubes, escolas e associações em Caruaru. 

O Challennge Plus Caruaru foi pensado como forma de homenagear todos os amantes do tênis de mesa com um evento em nível nacional. 

A equipe caruaruense Ibra TM contará com 58 mesatenistas, sendo a maior delegação participante.

“Um evento desse porte, só foi possível graças ao apoio da gestão municipal, através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no apoio ao esporte caruaruense. Estamos confiantes que será o primeiro de muitos”, finalizou Severino Júnior, diretor e técnico responsável da Ibra TM.

Durante os dias da competição, os torneios serão sempre das 8h até às 19h, com entrada gratuita para o público em geral. É obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do cartão de vacinação com duas doses. Mais informações sobre o evento no site: www.cbtm.org.br.

18/04/22

Matheus Vinícius é medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê

Escola Cônego Eugênio Vila Nova é a primeira do município a oferecer modalidade de ensino para agregar qualidade na educação gravataense. Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Com seus 24 anos, Matheus Vinícius, professor de Karatê, participou do Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu em João Pessoa e conquistou seu 12ª título. 

Seus pais, Joel da Silva e Edivalda Gomes da Silva, colocaram Matheus no Karatê quando ele tinha 03 anos de idade para que pudesse gastar suas energias por ser um menino muito “traquino”.

Os anos se passaram e o medalhista de ouro foi se tornando um bom atleta e participou da sua primeira competição com 05 anos e a partir daí começaram a chegar os títulos, aperfeiçoamentos e hoje em dia se tornou professor em sua própria academia, que está localizada no CAIC, e é também também professor da arte marcial na Escola Céu Azul e na Escola Cônego Vila Nova. Já na Escola Edgar Nunes Batista ele dá aula de Educação Física.

Segundo Matheus, entre seus 10 a 12 anos criou gosto e amor pelo esporte e a partir disso pensou em montar sua academia e dar aula de Karatê.

Recentemente participou do Campeonato Brasileiro de Karatê, em João Pessoa, e ficou em primeiro lugar, como medalhista de ouro na categoria sênior, 18 a 35 anos, nas faixas marrom e preta, + 85 quilos. E em terceiro lugar, com a medalha de bronze na categoria por equipes sênior masculino absoluto (todos os pesos), onde obteve o índice para participar do campeonato mundial que acontecerá em Veneza, Itália, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2022.

“Para mim é uma satisfação imensa trazer medalha para a nossa cidade, nosso estado e ser reconhecido tanto no município de Gravatá como no Estado e se Deus quiser também mundialmente”,* disse Matheus Vinícius.

Vale destacar que a gestão do Prefeito Joselito Gomes vem dando total apoio há vários segmentos presentes no município, e a área do esporte vem recebendo atenção devida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

27/10/21

Com quantos Paralelos se falsifica a história? Fred Santiago*

No bojo da onda conservadora que emergiu no Brasil a partir de 2016, um aspecto em especial chamou atenção da comunidade de historiadores: um interesse, quase obsessivo, pelo período da ditadura militar brasileira; mais especificamente, um compulsivo desejo de “revisar” o período ditatorial. Nesse sentido, vem se destacando a produtora Brasil Paralelo, fundada em 2016 e sediada em Porto Alegre. Apesar de tratar de temas variados, a referida produtora tem foco em história, especialmente a história do período da ditadura militar. Sobre essa temática, os principais conteúdos produzidos são um documentário intitulado “1964: o Brasil entre armas e livros” e o livro “Entre mitos e verdades – a história do regime militar”. Esse último é uma espécie de versão reduzida do documentário. 

Do ponto de vista historiográfico os conteúdos produzidos pela Brasil Paralelo, no tocante ao período da ditadura militar, são um fiasco completo. A narrativa é organizada a partir de um enredo delirante, estruturado em termos típicos do período da guerra fria, tais como “subversão comunista”, “república sindicalista”, “ameaça comunista”, etc. Tais expressões, no entanto, não são apenas demonstração de ignorância histórica. Na verdade, o léxico da guerra fria tem uma função muito específica no texto, que é a de induzir o leitor/espectador a chegar à conclusão equivocada de que o golpe de 1964 teria sido uma ação política para evitar a tomada do poder pelos comunistas. A falsidade dessa hipótese já foi fartamente demonstrada pela historiografia especializada, porém, no universo paralelo da produtora sulista as evidências históricas pouco importam, pois o objetivo primordial é tão somente tentar justificar o golpe de 1964. Para tanto, a Brasil Paralelo se utiliza de uma série de estratégias: citações sem indicação das fontes, falsas citações, pequenos trechos retirados de fonte documental sem situar o documento no contexto mais amplo, omissão de partes das fontes que desmintam as teses apresentadas, etc. Um pequeno exemplo ajuda a ilustrar o péssimo exemplo de “história” produzida pela Brasil Paralelo: no livro Mitos e Verdades..., na página 31, os autores tentam apresentar “evidências históricas” para comprovar, que em 1964 o Brasil estava na iminência de um golpe comunista. Quais a evidências históricas apresentadas? “guinada socialista no país, assinalada pelas reformas propostas por Jango e por uma proliferação de cartazes com a foice e o martelo, símbolo mundial do comunismo” (2018, p.31). As Reformas de Base, todas elas dentro dos marcos da democracia liberal burguesa, inclusive submetidas ao debate no parlamento e a quantidade de cartazes com símbolos do comunismo, irrompem na fraseologia pseudo-histórica da Brasil Paralelo como provas cabais do risco de tomada do poder pelos comunistas. Mais falso, impossível!

Mais adiante, se observa outra estratégia muito comum da Brasil Paralelo: a manipulação de datas. Afirmam os autores: “Em 1964, universitários da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, se uniram e formaram o Movimento Revolucionário 8 de Outubro” (2018, p.46). Na verdade, como nos mostra Daniel Aarão Reis em Imagens da Revolução, o que se formou em 1964 foi a chamada Dissidência da Guanabara, grupo formado por militantes do PCB, que haviam discordado da linha política do partidão. Vale ressaltar que, a DI-GB só se afasta formalmente do PCB em 1966 e, apenas em 1969 passa a adotar o nome MR8 e a participar das ações armadas. Nesse caso, teria a Brasil Paralelo cometido apenas um erro de cronologia? Não! A tentativa de antecipar o surgimento do MR8, uma organização da esquerda armada, visa justificar a repressão que se seguiu ao golpe. O raciocínio ardiloso, com base numa falsificação histórica, seria o seguinte: “Se em 1964 já existiam organizações praticando a luta armada, logo, toda repressão, inclusive a praticada a partir do AI-5, estaria justificada”. 

Outra característica do modus operandi da produtora em questão é a total falta de embasamento em outras pesquisas da literatura especializada sobre o período ditatorial. Ao chegarmos à página das referências em Mitos e Verdades... nos deparamos tão somente com a indicação de seis endereços eletrônicos. Nenhum pesquisa séria citada. Nenhum trabalho historiográfico como referência. Na tentativa de justificar o vazio historiográfico em relação ao que já se produziu sobre a ditadura militar os autores da Brasil Paralelo recorrem ao já surrado argumento de que tudo que se escreveu até hoje sobre o período ditatorial é obra de pesquisadores comunistas infiltrados nas universidades para conquistar a hegemonia, naquilo que eles chamam de “marxismo cultural”. Ou seja, sai a pesquisa histórica e entra a teoria da conspiração; Sai a história como conhecimento cientificamente elaborado, como dizia Lucien Febvre,, e entra a mera opinião. Assim, a Brasil Paralelo estaria mostrando “o outro lado” da história, como se a falsificação histórica fosse uma interpretação dos fatos tão válida, ou até mesmo superior, à toda produção historiográfica acadêmica.

Como podemos perceber, a ”revisão da história” pretendida pela produtora de Porto Alegre é pura falsificação histórica. Esse procedimento, que tem como um dos princípios a manipulação de todas as evidências históricas, nos remete ao que Hanna Arendt, na obra intitulada Entre o Passado e o Futuro chamava de “mentira organizada”, definida por essa pensadora como “Arma mais adequada contra a verdade”, nesse caso, especificamente, contra a verdade factual.

A Brasil Paralelo, executando a falsificação da história através mentira organizada, pratica algo muito semelhante ao que fazem os negadores do holocausto nazista: assassinam a memória, na clássica definição de Pierre Vidal Naquet. Inclusive, a caracterização dos assassinos da memória por Naquet, nos ajuda a melhor compreender a natureza dos que executam a mentira organizada: “Uma seita minúscula, mas obstinada, dedica todos os seus esforços e emprega todos os seus meios, panfletos, fábulas, histórias em quadrinhos, estudos pretensamente científicos e críticos, revistas especializadas, para destruir não a verdade, que é indestrutível, mas a tomada de consciência da verdade” (1998, p.9).

Como afirmava Eric Hobsbawn, enquanto historiadores, “Temos uma responsabilidade pelos fatos históricos em geral e pela crítica do abuso político-ideológico da história em particular”. Assim, no que se refere a falsificação da história propagada pela Brasil Paralelo, é preciso desmascará-los, confrontá-los e demonstrar que, o que eles pretendem é, novamente recorrendo a Pierre Vidal Naquet, “Substituir a verdade insuportável pela mentira tranquilizadora”, com o intuito de usar o passado para tentar legitimar seus arroubos autoritários no presente.

Referências

Brasil Paralelo. Entre mitos e verdades: a história do regime militar. Porto Alegre : 2018.

FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa : Editorial Presença, 1989.

HARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo : Perspectiva, 2016.

HOBSBAWM. Eric. Sobre História. São Paulo : Companhia das Letras, 2013.

VIDAL-NAQUET, Pierre. Os assassinos da memória. Campinas : Papirus, 1988.

REIS, Daniel Aarão. Imagens da revolução: documentos políticos das organizações clandestinas da esquerda dos anos 1961-1971. Rio de Janeiro : Marco Zero, 1985.

O artigo não expressa necessariamente a opinião deste Blog.