SOBRE

O BLOG


Cultura e Cidadania nasceu como uma coluna semanal, em fevereiro de 2013, no site do Jornal de Caruaru. Em outubro de 2015, saiu uma edição impressa e em março de 2017 começamos este blog, sempre com intenção de noticiar fatos e eventos culturais, destacando ações de cidadania e formação política cultural. O Cultura e Cidadania é um espaço de interação entre fazedores e consumidores de cultura nas mais diversas formas de arte: visuais, música, gastronomia, moda, circo, literatura, fotografia, cinema, dança, entre outros. Priorizando nossa gente. Priorizando os caruaruenses. 

O AUTOR

Paulo Nailson - Caruaruense com atuação há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais, como a ala progressista da igreja evangélica. Na área de Comunicação Social, como editor de textos jornalísticos, já escreveu artigos e teve coluna nos jornais Vanguarda, Extra, Nova Visão e Portal Conexão Caruaru, entre outras publicações. Atualmente colabora nos Blogs de Mário Flávio, Jornal de Caruaru, Edvaldo Magalhães e Dilson Oliveira.

É responsável pelo blog Presentia, online desde 2010. Atuação na produção de programas de rádio e documentários. Participou da fundação dos grupos locais da: FASE Federação de Órgãos para Assistência social e Educacional, divulgando a Campanha “O Brasil tem Fome de Direitos” – Art. 6º; Comitê Cidadania de Caruaru, em 2009, que reuniu lideranças populares e sindicais em campanhas, como o Cartel do Gás de Cozinha; 

Integrou a Comissão de Organização Municipal de: Lançamento local do Jornal Brasil de Fato – FAFICA, em 2003; Grito dos Excluídos 2005, 2006, 2009, 2010, 2012 e 2014. Plebiscitos sobre a Dívida Externa, Campanha Contra a ALCA e Campanha “A Vale é Nossa”; Seminário Regional Agreste – Construindo Cidades Justas com Participação Popular. 2006, sendo delegado para o Seminário Estadual; Ato contra a Corrupção e em defesa do Governo Lula (2005); Assembleia Popular em 2009; Integrou a organização da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE); Participou da organização do Evento Latino-americano VIVENDAS por Moradia Popular, e da Fundação do Comitê Municipal do Programa Nacional Moradia Digna – Uma Prioridade Social, do qual foi membro da direção (2009); Enquanto esteve filiado ao PT participei da Direção Municipal de 2002 a 2005 e da Direção Executiva como Secretário Geral de 2007 a 2009, na Direção Regional de 2006 a 2008; Em 2010 Coordenou em Caruaru a campanha Nacional “OLHO NO VOTO”, que conscientiza a população a votar em candidatos comprometidos com a Reforma Urbana e causas populares passando a atuar em 2011 como Articulador Social do Movimento Sem Teto Caruaru, com atuação dirigente da Organização da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE) até 2013.

No Poder Público Executivo, coordenou o Arquivo Público Municipal em 2009, chegando a colaborar na gestão do Museu do Barro 2010; integrou a equipe de reabertura do Memorial de Caruaru e da Casa de Cultura José Condé; Atuou na Secretaria de Participação Social (OP) e depois retornou à Cultura para implantar e gerir o Sistema Municipal de Política Cultural do município, realizando a 3ª Conferência Municipal de Cultura e Fóruns Permanentes de Cultura; Fez parte do primeiro Conselho Municipal de Política Cultural do município, como suplente, e na segunda gestão como secretário geral.

Na cultura, cursou sobre Conservação de Acervos Documentais (CEPE), Coordenação de Espaços Museológicos (IBRAN) e Gestão Cultural pelo Minc/UFBA. Atualmente é assessor e compõe a equipe do Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), na Câmara Municipal de Caruaru.