20/10/18

Comunidade quilombola, em Bezerros, recebe projeto social em comemoração ao mês das crianças


Será realizado, no próximo domingo (21), uma ação social voltada para a comunidade Quilombola Sítio Guaribas de Baixo, localizada em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Serão entregues brinquedos para 75 crianças, além de um dia com diversas atividades e brincadeiras. As famílias também serão beneficiadas com uma cesta básica cada uma.
A ação é do Grupo Irradiou, do Recife, que já existe há dois anos e realiza doações de sopa, roupas e kits de higiene pessoal aos moradores de rua no Centro da Capital Pernambucana.
“Nosso trabalho principal, além de entregar alimentos e kits de higiene, é humanizar todo o processo, dar ouvidos para as histórias deles, ajudar eventualmente com alguma medicação, fralda geriátrica, entender o que eles precisam e trabalhar esse empoderamento. Lembrá-los dos direitos que eles têm dentro da sociedade e informá-los sobre as medidas cabíveis para determinadas situações. Vemos muitos jovens nas drogas e sempre somos pacientes para tentar trocar a droga por alimentos, kits, roupas”, explicou um dos idealizadores do projeto, Diogo Fernandes.

Esta não será a primeira vez que o Grupo Irradiou saiu da Região Metropolitana do Recife. Em outubro de 2017, eles também estiveram no município de Bezerros arrecadando alimentos, roupas, fraldas e materiais de higiene para o Asilo Nossa Senhora do Rosário.
“Sempre procuramos os lugares mais necessitados e depois da indicação de uma companheira de ações, decidimos que, neste mês de outubro, a ação voltada para o dia das crianças será na comunidade Quilombola Sítio Guaribas de Baixo, devido a imensa necessidade que eles têm diariamente. Montamos um plano ousado para as 75 crianças e 45 famílias do local. Estamos super ansioso”, revelou Diogo.
História - O Grupo Irradiou foi criado por três amigos, após um deles ter arrecadado alimentos no mês do seu aniversário e doado para um asilo de Olinda. A primeira ação oficial foi realizada no CISAM, onde foram arrecadados potes de vidro para o armazenamento de leite materno.  Posteriormente, eles começaram a fazer como ação principal doação de sopa para os moradores de rua do Centro do recife.
Além da sopa e outros alimentos, um diferencial do grupo foi a entrega de roupas e um kit de higiene pessoal, que acontece em todas as ações. O kit é composto por creme dental, escova de dente, shampoo, desodorante e absorvente para mulheres. “A intenção do kit é fazer com que os beneficiados se sintam com um pouco mais de dignidade. Eles realmente amam os kits”, disse a voluntária do Grupo, Marina Ferreira.
Além das ruas, o Grupo Irradiou realiza ações e doações em lugares fechados, como:  creches, asilos e casas de apoio. Eles realizam as atividades uma vez por mês. O grupo não tem vínculo partidário ou religioso e durante todo esse período, sempre sobreviveu através de doações de amigos  e de pessoas voluntárias que foram conhecendo o projeto através do compartilhamentos nas redes sociais.

“Estamos obtendo sucesso e atraindo novos voluntários, mas ainda precisamos muito de ajuda para ampliar nossas campanhas. Nossa página no instagram é @grupoirradiou. E a pergunta que sempre fazemos a todos que encontramos é: “Vamos fazer o bem?”.  Esse é o nosso maior desejo, levar o bem para o máximo de pessoas e trocar sorrisos e histórias, do sertão ao litoral”, finalizou o outro idealizador do Irradiou, Uirandê Souza.
Para doações e informações, o número de telefone disponível é: (81) 9.8732.8971

Serviço:
Ação Social de mês das Crianças do Grupo Irradiou
Data: 21.10.2018 (domingo)
Horário: 9h às 14h
Local: Comunidade Quilombola Sítio Guaribas de Baixo (Bezerros-PE)

Nenhum comentário: