20/10/18

Prefeitura de Caruaru e TEA apresentam espetáculo teatral


A Prefeitura de Caruaru, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos humanos (SDSDH), em parceria com o Teatro Experimental de Arte -TEA, apresentação neste mês de outubro o espetáculo teatral “Jogos na Hora da Sesta”. A ação será levada para diversas comunidades de Caruaru com o intuito de discutir temas como violência e preconceito, cotidianamente ignorados ou tratados com normalidade e indiferença. O acesso será gratuito e livre para todos os públicos.
A primeira apresentação será na próxima segunda-feira (22), às 15h, no Pátio da Escola Capitão João Velho, que fica em Malhada de Pedra. De lá segue no dia 23 para a comunidade de Pau Santo, onde será encenado às 16h, de frente à igreja católica. Dia 24 será a vez do Residencial Luiz Bezerra Torres receber a produção no auditório da Escola Dom Bernardino Machió, também às 16h. A apresentação da comunidade do Xicuru será no dia 25, ao lado do CRAS, e na de Itaúna, em frente à igreja católica, no dia 26, ambas às 16h.



Sobre o espetáculo

Apesar de ter sido escrito na década de 1970, o espetáculo é assombrosamente atual e possui como pano de fundo a situação política de ditadura militar. Nela, um grupo de crianças brincam em uma praça, enquanto seus pais fazem uma sesta, e através das brincadeiras, aparentemente inofensivas, elas refletem o que lhes é transmitido pelos pais no dia a dia.
O espetáculo, em linhas gerais, propõe uma reflexão sobre como o comportamento dos adultos e a TV influenciam decisivamente na conduta moral das crianças em situação de aprendizagem. No mundo atual a escola tem sido sempre um termômetro dessa realidade e é justamente neste ambiente que afloram os reflexos desta relação.

Jogos na Hora da Sesta não é definitivamente um espetáculo sobre crianças, ele nos impele a lançar um olhar crítico sobre temas como abuso sexual, violência contra a mulher, bullying, relações de poder, preconceito, discriminação e principalmente como nós, os adultos temos sido fomentadores dessa experiência.
Este espetáculo além de promover a ampliação cultural e aperfeiçoamento pessoal, estimula a troca de experiências, a busca de soluções para situações-problema, a ampliação da tolerância no relacionamento e o espírito colaborativo, fundamentais as relações sociais.

Ficha Técnica
O texto é de Roma Mahieu e o espetáculo conta com a produção executiva de Arary Marrocos e direção de Pedro Henrique Rosbergg Alexsander. O elenco é formado por Abner Lima, Alanis Pereira, Clécio Vila Nova, Gael Vila Nova, Jackson Freire, Helen Christine, Maurício Silva e Victória Melo. Na equipe também estão Édson Barros, na execução de luz, Amanda Freire (maquiagem) e Paulo César (cabelos).
Cronograma de Apresentações:


1.    22/10/18 Malhada de Pedra, às 15h, no Pátio da Escola Capitão João Velho;
2.    23/10/18 Pau Santo, às 16h, de frente à igreja católica;
3.    24/10/18 Residencial Luiz Bezerra Torres, às 16h, Auditório da Escola Dom Bernardino Machió;
4.    25/10/18 Xícuru, às 16h, ao lado do CRAS;
5.    26/20/18 Itaúna, às 16h, de frente à Igreja católica.

Nenhum comentário: