02/07/19

Nota contra a criminalização dos movimentos sociais, MTST/PE.


O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Pernambuco filiado à União Nacional por Moradia Popular, MTST-PE/UNMP, vem através desta manifestar seu repúdio e indignação no que se refere a criminalização dos movimentos sociais.

Recentemente em São Paulo várias lideranças de movimentos sociais reconhecidos na luta por moradia, foram, segundo os advogados dos mesmos presos sob arbitrariedade da justiça. Repudiamos tal ação, repudiamos algumas ações o que a justiça brasileira tem desenvolvido quando as pautas são movimentos sociais e lideranças políticas de chão de fábrica, como Lula, destacamos nossas ressalvas frente a questão de Lula, mas salientamos a arbitrariedade diante dos fatos.

Algumas lideranças já foram liberadas e algumas inocentadas, como o caso de Carmen Silva, do MSTC, inocentada por ausência de provas e apresentação de notas fiscais e atas que comprovam a correta prestação de contas do movimento e veracidade de suas ações.

Atualmente vivemos além do desmonte de políticas públicas um ataque feroz aos movimentos sociais, movimentos estes de todas as vertentes.

A perspectiva de criminalização vem sendo alimentada por uma corja de “poderosos” que visam a extinção das lutas sociais para sua ascensão e manutenção no poder. Porém nós que atuamos há anos junto ao povo nas trincheiras de lutas não permitiremos que nossas bandeiras de lutas, nossas vivências e nosso trabalho sejam bruscamente atacados e desmontados. Estamos em alerta e em luta. *Não vão nos desmontar! *

A conjuntura de nosso país tem tomado rumos catastróficos, no entanto ainda há muita batalha para lutar e muita vitória para alcançar, são tempos de ódio, mas nós que acreditamos na união, no companheirismo, na equidade e no amor e principalmente na Democracia, vamos continuar trabalhando cotidianamente para que sentimentos como estes reinem dentro de nossas comunidades.

Manifestamos nossa solidariedade as companheiras e companheiros detidos, algum liberados e outros infelizmente ainda sob custódia, reafirmando o compromisso com a luta cotidiana de todas as parcelas da sociedade que sofrem com os reflexos desastrosos das manifestações da “questão social” em nosso país, principalmente a luta por moradia. 

Mantemo-nos em alerta máximo e firmes com nossos propósitos e ideais.

Seguimos em luta!

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Pernambuco filiado a União Nacional por Moradia por Moradia Popular.

Nenhum comentário: