05/10/19

Coisas de Matuto "A vida no campo" - por Nelson Lima*


Acordar ainda escuro e tomar aquele café quentinho feito do pó em coador de pano. 

Caminhar para o trabalho sem precisar pegar ônibus. Uns três quilômetros de boa caminhada e se chega ao roçado. Aí já se foi calorias sem precisar caminhar sem sair do canto, como se faz nas academias. No meio do caminho o cantar dos pássaros cuida do relaxamento mental, em vez de ouvir buzinaços e demais poluições sonoras.

A vida no campo é marcada pela liberdade, afinal não há a preocupação que é comum nas cidades com roubos e outras coisas. Até tem uns malandros aqui e acolá, mas com pouca frequência.

E para completar o fator saúde é quase inevitável que você vivendo no campo não tenha um programa regular de exercícios físicos diários, afinal as atividades rurais são na maioria voltadas para as ações físicas que envolvem caminhadas e movimentações o dia inteiro. Mas o que mais causa diferença é o contato com a natureza. A natureza é bela, é inspiradora e traz muita paz.

A qualidade do ar que se respira é algo muito precioso e não há nada melhor do que respirar natureza, cheiro de árvores, flores e outros.

É coisa de matuto sim contato constante com a natureza, respeitá-la e reservá-la, pois ela tem um imenso valor à vida humana.

A cada enxadada, um copo de água direto da quartinha de barro, água bem friazinha.

Na hora do almoço não sabe o que é stress. Procura uma sombra, sempre debaixo de uma árvore frondosa e se satisfaz na marmita.

Mas essa parte continuaremos na próxima...

*José Nelson de Almeida Lima - é poeta cordelista, escritor, ator, produtor, palestrante. Membro da União Brasileira de Escitores / Caruaru.


Nenhum comentário: