Romance escrito por J.D Sallinger e publicado em 1951. O livro tornou-se um clássico da literatura americana, e a apesar da história apresentar uma aparente simplicidade, o autor conseguiu retratar a adolescência como um período importante e conflituoso e influenciando a sociedade a enxergar esse período como uma fase do desenvolvimento humano.
Holden Caulfield é um adolescente de 17 anos e já foi expulso de vários internatos. No internato atual, descobre que foi reprovado em todas as matérias, exceto em inglês. Devido a isso, terá que voltar antes dos demais alunos. Para que os pais não desconfiem, decide perambular pelas ruas de Nova Iorque até a data estabelecida para o retorno. Em suas andanças conhece várias pessoas e frequenta lugares diferentes, mas o enredo dá foco em seus pensamentos, que nos permitem conhecer os conflitos internos do personagem.
“Naquele tempo eu tinha dezesseis anos - estou com dezessete agora- mas de vez em quando me comporto como se tivesse uns treze. E a coisa é ainda mais ridícula porque tenho um metro e oitenta e cinco e já estou cheio de cabelos brancos desde que eu era um garotinho”.
“O cara da marinha e eu dissemos que tinha sido um prazer conhecer um ao outro. Esse é um troço que me deixa maluco. Estou sempre dizendo: “Muito prazer em conhecê-lo” para alguém que não tenho nenhum prazer em conhecer. Mas a gente tem que fazer essas coisas para seguir vivendo”.
Holden é um jovem educado, apesar de aventureiro e sua aparente indiferença perante a vida. Suas expectativas para o futuro, ao mesmo tempo sem reais preocupações, mas cheias de angústia nas entrelinhas. Uma obra difícil de explicar, onde muitos leram e odiaram, enquanto outros amaram justamente pelos os mesmos motivos. Vale a experiência de leitura.
Editora: Todavia
Autor: J. D. Sallinger
Páginas: 256
Joyce Sueely - estudante de psicologia e fotógrafa. Responsável pelo instagram literário @estantedajoy.

Nenhum comentário:
Postar um comentário