13/11/19

Bolsonaro sai do PSL e funda novo partido; Silvio Nascimento vai acompanhá-lo

Presidente Bolsonaro e Silvio Nascimento
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou ontem, para parlamentares aliados, que está saindo do PSL e vai criar novo partido, o Aliança pelo Brasil. A projeção é que a nova sigla tenha, inicialmente, 30 deputados federais. Silvio Nascimento, que é atual Coordenador Geral de Publicidade e Propaganda da EMBRATUR, divulgou nota comunicando que vai desembarcar do PSL e acompanhar Bolsonaro.
"Sou e serei sempre fiel as minhas origens, sejam pessoais, regionais ou políticas." Diz Nascimento na nota. "Neste momento em que o Presidente Bolsonaro deixa o PSL, comunico a todos que em mim voltaram na eleição passada, à imprensa e a sociedade, que sigo com o meu líder os caminhos que hora ele escolheu e que no futuro venha a escolher" completa. 
Bolsonaro está em rota de colisão com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, há alguns meses, e há investigação de suposto desvio de recursos do partido por parte de alguns candidatos em Pernambuco, por exemplo. O presidente passou a cobrar mais transparência do partido e chegou a dizer que Bivar estava “queimado”. A crise avançou com alguns deputados do PSL se posicionando a favor de Luciano Bivar, o deputado delegado Waldir foi ‘derrubado’ na liderança do PSL  na Câmara e Eduardo Bolsonaro foi eleito.
"Saio do PSL deixando grandes amigos e grato a todos pela forma como fui tratado nesta agremiação partidária" - Silvio Nascimento. 
Leia na íntegra a nota de Silvio Nascimento:
No início de 2017, como cidadão, comecei a apoiar uma possível candidatura do então Deputado Federal Jair Bolsonaro à Presidência da República. Em 2018 estava não só como apoiador, mas como candidato a Deputado Estadual, apoiado por Bolsonaro,  e era também um dos coordenadores de sua campanha em Pernambuco. 
Sou e serei sempre fiel as minhas origens, sejam pessoais, regionais ou políticas. Neste momento em que o Presidente Bolsonaro deixa o PSL, comunico a todos que em mim voltaram na eleição passada, à imprensa e a sociedade, que sigo com o meu líder os caminhos que hora ele escolheu e que no futuro venha a escolher. 
Deixo o Partido Social Liberal com a certeza que prezei pelas boas práticas na política e que, durante todo o tempo que fui, inclusive vice-presidente estadual da legenda, trabalhei para aproximar do partido pessoas sérias e comprometidas com um Brasil conservador nos costumes e liberal na economia. 
Saio do PSL deixando grandes amigos e grato a todos pela forma como fui tratado nesta agremiação partidárIa. 
Sigo agora um novo trajeto político, inicialmente sem partido, até que o Presidente Jair Bolsonaro esteja no Aliança pelo Brasil, partido que com certeza, apontará para todos que acreditam nos mesmos princípios e ideais.
BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!
PSL CARUARU
Manoel Santos – Presidente municipal do PSL










O PSL de Caruaru também emitiu uma nota à imprensa sobre a decisão do Presidente.
Nota oficial
O PSL Caruaru respeita a decisão de desfiliação do presidente Bolsonaro, ratifica seu apoio ao governo e na defesa do presidente como sempre tem feito em quaislquer instâncias. O grupo de Caruaru entende que pode contribuir efetivamente estando unido e focado nas eleições 2020, quando pretende ter representantes na câmara de vereadores, quiçá, no executivo municipal, e dessa forma dando maior contribuição em defesa da grande conquista que foi a vitória de Jair Bolsonaro.
Não emitiremos opinião sobre a crise instalada uma vez que não temos assento na executiva nacional. Estamos aqui em Caruaru recebendo todo apoio do partido, tratados com todo respeito que uma Executiva estadual e a nacional, devem proporcionar as municipais, além do cumprimento de todos os acordos desde a campanha eleitoral 2018.
Continuaremos assim o trabalho na consolidação da sigla e defesa dos ideias liberais que tanto prezamos. Ao companheiro Silvio nossos agradecimentos pela contribuição na construção desse grupo que hoje faz esse grande trabalho para a sociedade política da Caruaru, e desejamos boa sorte em sua nova caminhada. “Brasil acima de de tudo, Deus acima de todos”.
Manoel Santos – Presidente municipal do PSL
DESDOBRAMENTO
deputada Joice Hasselmann
Após Jair Bolsonaro anunciar sua saída, por enquanto apenas o senador Flávio Bolsonaro, se desfiliou e o prefeito de Mirandópolis (SP), Éverton Sodário, entre todos os oito da legenda eleitos para cargos do sistema majoritário, isto é, aqueles que podem deixar o partido e mesmo assim manter seu mandato.
Além de prefeitos, podem sair de seus partidos sem perder o mandato governadores, senadores e presidentes da República. Nessa categoria eleitoral, o PSL tem também entre seus quadros o prefeito de Pimenta Bueno (RO), Delegado Araújo, os governadores Carlos Moisés (SC), Marcos Rocha (RO) e Antonio Denarium (RR), e os senadores Flávio Bolsonaro (RJ), Major Olimpio (SP) e Soraya Thronicke (MS).
Três deles, o governador Moisés e os senadores Olimpio e Thronicke, já anunciaram que vão ficar no PSL, independentemente da saída de Bolsonaro. Eles são considerados moderados, uma vez que não endossam a agenda considerada radical da "ala ideológica", liderada por Eduardo Bolsonaro no Congresso. Os governadores Rocha e Denarium e o prefeito Araújo não responderam se devem ou não sair. Denarium afirmou que vai se reunir com o presidente Bolsonaro nos próximos dias para definir a situação.
Apesar de não poderem ainda deixar o PSL, aliados de Bolsonaro tentam forçar a saída de alguma forma. Um dos maiores desafetos do presidente do partido, Luciano Bivar, o deputado Bibo Nunes (RS) começou uma campanha própria nesta terça pedindo aos seus seguidores que se desfiliassem do partido.
Já a ex-líder do partido e deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) disse que a criação de uma nova legenda não pode "ser feita no tapetão". "Na hipótese de criação de um novo partido, precisa primeiro ter 500 mil assinaturas registradas e conferidas e obviamente que não vamos deixar que nenhum tipo de fraude seja feita para que haja a criação de um partido laranja. Vamos pedir a checagem de cada assinatura", disse Joice.

Nenhum comentário: