03/06/17

Ipojuca é um dos Rios mais poluídos do Brasil

Foto do Rio nos anos 50. Na atualidade, o Ipojuca está entre os mais poluídos do Brasil.
No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1974. Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas sobre o tema.

Um dos símbolos de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o Rio Ipojuca não é motivo para que a data seja comemorada no município. Ele agoniza e espera por ações do poder público e população para que possa voltar a ser um dos cartões postais da cidade. Imagens mostram como é grave a situação do rio.

Sendo agora o terceiro rio mais poluído no Brasil, o Ipojuca em outras épocas servia como incentivo ao turismo e era referência de lazer e pesca para moradores da região. Nas livros onde descreveu Caruaru no passado, o escritor Nelson Barbalho lembra até de lavandeiras que tiravam o sustento das águas, atividades comerciais com jangadas e banhos no rio.

Sem políticas públicas eficazes de proteção ao meio ambiente, boa parte do esgoto de Caruaru deságua no Ipojuca. Também é comum perceber vários objetos nas margens e no leito - como televisão, peças de roupas, geladeira e até mesmo um jogo de sofá.

A ONG SOS Rio Ipojuca mantém um trabalho persistente para chamar a atenção da opinião pública sobre os problemas de todos esses anos descuidando do Rio e, além de denunciar, tem um estudo para apresentar ao poder público com ações que possibilitem a despoluição do Ipojuca.

Nenhum comentário: