22/09/17

Espetáculo 'A Visita' se apresenta hoje no 4º Aldeia Yapoatan


Segue até o próximo domingo (24) a programação da quarta edição da Aldeia Yapoatan. O festival, que é um braço do projeto Palco Giratório, dialoga com diversas linguagens como o teatro, a música, dança, circo e artes visuais e promove cerca de 70 espetáculos, oficinas, cursos, mesas de conversas e um seminário dobre Políticas Públicas. As atividades acontecem em 12 palcos espalhados por Jaboatão dos Guararapes e são gratuitas. 
A expectativa dos realizadores é a de alcançar cerca de 100 mil pessoas entre o público que for assistir aos espetáculos e aqueles que forem participar das atividades de formação, como as oficinas e cursos.

Entre os destaques da programação estão a apresentação da cantora baiana Virgínia Rodrigues, do Grupo teatro de Vertigem, de São Paulo e dos grupos Experimental e Grial. E na noite de hoje tem o espetáculo teatral A Visita, encenada por Severino Florêncio.

Sinopse

Ao visitar o local que fez parte de sua infância, Antônio depara-se com um deserto de gente e de bicho. Homens que são meio gente, meio barro feito as casas - e meio bicho... Na mais absoluta solidão, busca na memória recriar fatos de seu passado. Através de relatos sobre a família, a política e sentimentos seus, tocando ainda em temas como sexualidade, amizade e afetos, ele tenta encher de vida o vazio do lugar e do seu coração. A peça celebra os quase trinta anos de atuação deste coletivo no município  de Caruaru/Pernambuco.

Ficha Técnica
Texto: Moncho Rodriguez
Ator: Severino Florêncio
Direção/Figurino/Adereços: Nildo Garbo
Mapa de Luz: Edu de Oliveira
Execução de Adereços: Naldo Fernandes
Execução de Figurino: Iva Araújo
Cenotécnico: Arnaldo Honorato
Fotografias: Marcos Nascimento
Design Gráfico: Moacir Silva
Produção: Severino Florêncio.

Direção
O diretor/encenador do espetáculo, Nildo Garbo, optou por trilhar os caminhos do construtivismo para a realização de sua encenação. Que teve como ponto de partida o texto de Moncho Rodriguez e da concepção e composição do trabalho do ator. E a partir destes elementos passou a desenhar a geografia cênica do espetáculo, que além da luz, se utiliza de poucos recursos técnicos.

FESTIVAL

“A Aldeia busca ampliar o diálogo dos artistas locais e da população em geral com o artesanato, a gastronomia, a moda, a cultura das manifestações de tradição popular e todas as linguagens artísticas”, detalha a professora de Artes do Sesc Piedade, Ivana Motta, uma das responsáveis pelo projeto. A palavra Yapoatan tem origem indígena e significa árvore de tronco reto, que era muito usada para fabricar embarcações. Foi usada como o primeiro nome da cidade de Jaboatão.
A Aldeia tem apoio das prefeituras de Jaboatão dos Guararapes e do Recife, da Rede Globo Nordeste, Faculdade Guararapes, Sindicato dos Comerciários, do Teatro Barreto Júnior e do Colégio Divino Mestre.
Confira programação completa aqui.

Nenhum comentário: