Era apenas uma "brincadeira de criança", nos conta Lucas de Melo de Sousa, sobre como se originou o Boi Estrelado, em 2016, uma das ricas manifestações de nossa cultura popular e nosso folclore. Vamos conferir com o próprio Lucas um pouco da história do Boi Estrelado, que mostra a importância da renovação e continuidade das tradições de nossa cultura.
Origem
"Eu vi o Boi Tira-Teima passar na rua no dia seguinte fiz um mini boi bumbá onde eu fui cada vez mais me inspirando na cultura dos bumba meu boi e dai certo dia na lage da minha casa olhando para as estrelas eu pensei... vou colocar o nome do meu boi de Boi Estrelado e fui acrescentando alguns personagens da história nesse mesmo dia junto com meu parceiro Erivaldo Henrique de Lima, hoje diretor do Boi Estrelado, fizemos os personagens do boi e surgia cada um deles: o Matheus, a Caterina, a Êma, O Pica-pau o Urubú a Caipora o Jaraguá, a Burra Calú, o Cavalo Marinho, o Avestruz, a Morte a Alma e os Cablocos e os portas estandartes."
Apresentações
Hoje o Bumba Meu Boi Estrelado tem 45 componentes e faz varias apresentações no carnaval nas escolas do município do estado de Pernambuco, na cidade de Caruaru e região. O Boi Estrelado já participou no palco do maior São João do mundo na cidade de Caruaru junto em parceria com a banda de pifanos Zé do Estado em 2016. E o espetáculo foi tão lindo que no ano seguinte o boi se apresentou no palco do Polo Azulão.
Público
"O Boi Estrelado faz muitas crianças e adultos felizes. Atualmente temos oficinas de fabricação de bumba meu boi onde fazemos todos os personagens.
E todos instrumentos. Agradeço ao nossos companheiros de trabalho por todos participantes desta história de nosso querido Estrelado."
Um comentário:
Parabéns caruaru com tanta riqueza e cultura multipla Boi Estrelado levando nossa raiz. Parabéns ao blog
E suas riquezas sucesso
Postar um comentário