17/04/18

Entrevista com Alexandre Soares curador do Curta Taquary


     
Com o início do festival CURTA TAQUARY, evento que acontece de 16 a 21 de abril, no município de Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, festival este, que tem em seu conteúdo, Mostras Competitivas e Paralelas, além de mostras Itinerantes, com uma vasta programação para o deleite dos aficionados por cinema.

Aproveitando alguns poucos minutos de seu tempo já corrido, O Curador do evento, ALEXANDRE SOARES, concedeu essa pequena entrevista ao blog CULTURA E CIDADANIA, na Coluna CLUBE DO FILME.



CLUBE DO FILME – Alexandre, qual o principal objetivo do CURTA TAQUARY?

ALEXANDRE SOARES – O CURTA TAQUARY, tem o objetivo de difundir as produções em curta-metragem no agreste pernambucano, ampliando os horizontes desses filmes para um público que não tem acesso ás salas de projeção. O propósito maior do CURTA TAQUARY, é promover a cultura e difundir o áudio-visual nacional.

CLUBE DO FILME – Quais as dificuldades que você enfrenta para realizar o Festival?

ALEXANDRE SARES – Como qualquer outro evento cultural, a maior dificuldade é a capacitação de recursos. Nosso FESTIVAL tem construído sua história com apoio e energia de parceiros que acreditam no projeto.

CLUBE DO FILME – Em relação aos HOMENAGEADOS, grandes personalidades tem o privilégio de terem seus trabalhos reconhecidos no CURTA TAQUARY. Este, quem são os homenageados?

ALEXANDRE SOARES – Nossos homenageados são: HILTON LACERDA e o PROJETO CINEMA NO INTERIOR.

CLUBE DO FILME – O festival é dividido em diversos segmentos. Algum deles são as MOSTRAS COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS. Qual a importância destas MOSTRAS para os Realizadores e o público em geral?



ALEXANDRE SOARES – A ideia maior do evento, é poder exibir os Curtas para o público. Acredito que só o filme fazer parte da programação, já é de grande importância, seja nas MOSTRAS COMPETITIVAS e NÃO COMPETITIVAS.

CLUBE DO FILME – O CURTA TAQUARY sempre reservou espaço para debater temas atuais. Este ano, os debates girarão em torno de quais temas?

ALEXANDRE SOARES – Buscamos sempre abranger essencialmente, as classes menos privilegiadas, as quais muitas vezes, vivem à margem da sociedade. Nossos temas este ano, serão: ACESSIBILIDADE, FONTES DE FINANCIAMENTO  e O PODER DOS COLETIVOS.

CLUBE DO FILME – Finalizando, Alexandre, quero agradecer em nome do blog CULTURA E CIDADANIA, pela sua atenção, em especial a nossa coluna CLUBE DO FILME, desejando desde já, muito sucesso ao CURTA TAQUARY, nestes seus 11 anos de existência e que se perpetue por muitos anos. Fique á vontade para suas considerações finais...

ALEXANDRE SOARES – Falar e divulgar cultura, é sempre muito bom. Contar com amigos e principalmente parceiros, é melhor ainda. O CURTA TAQUARY é um projeto que nasceu na necessidade de divulgar, discutir, abrir espaços culturais como um todo. De nossas manifestações culturais mais simples, ao desenvolvimento da cultura universal, estamos buscando levar uma mensagem que abranja o todo da população carente por conhecimento, que busca através das artes, quaisquer que forem, uma maneira de manifestar sua obra, seus desejos mais íntimos em expor suas ideais e ideais. E o CURTA TAQUARY nasceu para dar essa oportunidade. Agradeço demais pelo espaço, e faço um convite para que todos possam conhecer de perto nosso festival.

Nenhum comentário: