19/05/18

O que todo mundo entende errado sobre os introvertidos


Você não é 100% introvertido ou extrovertido


Quão introvertido ou extrovertido você é – e é provável que você esteja em algum lugar no meio desse espectro, ao invés de ser simplesmente uma coisa ou outra – tem a ver, então, com neurodiversidade.
Não tem nada a ver com o quão tímido ou socialmente ansioso você é.
“A ansiedade social é quando você tem necessidade de evitar situações sociais porque tem medo de como vai se sair”, explica Neo. Ela acrescenta que uma pessoa socialmente ansiosa revive em sua mente todas as coisas que não deveria ter feito, ignorando todas as coisas boas. Isso a leva a evitar qualquer interação social futura, porque se sente exaustivamente desconfortável.
“Muitas pessoas confundem introversão com ansiedade social. Você pode ser extrovertido e ter ansiedade social, ou ser muito tímido. A diferença é que um introvertido tenderá a se recarregar por conta própria e um extrovertido precisa de um ambiente movimentado e de situações ocupadas para se recarregar”.
Introversão não é defeito



A introversão não é um insulto, nem algo ruim; é apenas uma maneira diferente de viver.
Onde quer que você esteja no espectro da introversão, o mais importante é aprender como usar suas diferenças a seu favor.
“Quanto mais confortável você está em dizer às pessoas: ‘Preciso de uma hora para mim mesmo. Vou dedicar um tempo a mim’, mais você poderá dominar e utilizar sua introversão a seu favor, ao invés de pensar que há algo errado com você”, conclui Neo. [ScienceAlert]

Nenhum comentário: