28/05/18

Opinião: Lutar por um Brasil melhor SIM. Intervenção Militar NÃO! por Fernandino Neto*

Caminhoneiros pedem intervenção militar e afirmam que não saem 'enquanto governo não cair';
Quando vi os primeiros cartazes pregados em caminhões, pedindo intervenção militar no Brasil, eu desanimei com a paralisação dos caminhoneiros. Não deixei de acreditar que é justa a reivindicação sobre o preço dos combustíveis, mas vi como absurda a campanha evocando um novo protagonismo do Exército na política brasileira.
Cheguei a conclusão de que eles não sabem o que dizem. Não conhecem o significado de uma intervenção e o que ela pode ocasionar - outra vez - ao país.
Comentei com algumas pessoas sobre o perigo. Alguns disseram que se tratava de casos isolados dentro de um grande movimento. Discordei. Conheço o povo brasileiro, principalmente em tempos de redes sociais. Qualquer coisa vira moda, inclusive discursos absurdos e oportunistas.
Ei, uma intervenção militar gera uma ditadura, um sistema de governo autoritário, onde você perde a liberdade de dizer o que pensa, de protestar ou contestar o governo, sob pena de ser acusado de subversivo. Em seguida, você é preso, torturado e pode até ser assassinado por ter um posicionamento contrário.
Ditadura não é invenção de professor comunista. Antes fosse! A ditadura é cruel. E ela não vai promover milagres nem acabar com a corrupção. A última ditadura militar no Brasil durou 21 anos! Em alguns casos, o povo não podia votar para escolher seus representantes. A situação econômica do país ao final do regime militar era péssima. A prova de que os militares não são bons administradores - até porque essa não é a função deles - foi o movimento que se agigantou no país pedindo eleições diretas e a redemocratização.
Como todo cidadão brasileiro eu me sinto enojado com o sistema político que temos, com a corrupção que se alastrou inclusive nas instituições, com um governo que tem massacrado os direitos do povo. Mas, posso te garantir: intervenção militar NÃO é a solução. Informe-se antes de convocar aquilo que você não conhece. Amanhã, você pode ser vítima de sua própria falta de conhecimento.

*Fernandino  Neto
é Jornalista

Nenhum comentário: