16/05/18

SESSÃO SOLENE VAI HOMENAGEAR 161 ANOS DE CARUARU


Nesta quinta-feira (17), a partir das 16h, a Câmara de Vereadores de Caruaru promoverá uma sessão solene em homenagem aos 161 anos da cidade. Na oportunidade, a Casa homenageará as personalidades que fizeram e ainda fazem histórias e se destacaram, além de contribuírem com o crescimento do município, que são eles: O ex-prefeito Anastácio Rodrigues, os ex-vereadores Elias Soares e Genésio Guedes, o compositor Onildo Almeida, o poeta Lídio Cavalcanti e o historiador e compositor.
A Câmara Municipal homenageará ainda a Rádio Cultura do Nordeste pelos seus 60 anos de atuação da cidade de Caruaru.
Para Lula Tôrres, vereador e Presidente da Casa, é de grande importância realizar este tipo de homenagem, onde destacará o valor que os homenageados e a Rádio Cultura do Nordeste têm pela cidade. “A Câmara Municipal se sente honrada em homenagear tanta gente importante para a cidade de Caruaru. A Rádio Cultura do Nordeste e todos os homenageados fazem parte do crescimento da cidade, onde contribuíram e ainda contribuem para uma Caruaru melhor”, destacou o Presidente.
Biografia:

Anastácio Rodrigues: Conhecido como o eterno prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues comemorou, no último dia 11 de maio, 90 anos de vida. Caruaruense da Rua Preta, Anastácio teve sua vida contada nas páginas de uma biografia, lançada recentemente, em dois volumes. Em 1963, Anastácio foi eleito vereador, tornando-se líder da oposição ao governo Drayton Nejaim. Ao final do mandato, elegeu-se prefeito pelo MDB, no auge da ditadura militar. A ética e o zelo com os recursos públicos pautaram a sua atuação. No ano de 2008, já distante da política, fundou o Instituto Histórico de Caruaru e continua trabalhando pela cidade.



Elias Soares: Nasceu em 1º de agosto de 1928, na cidade de Lagoa dos Gatos-PE. Em 1963, foi eleito para o primeiro mandato como vereador e reelegeu-se consecutivamente até 1996, perfazendo um total de 7 mandatos. Foi Presidente da Câmara e assumiu a prefeitura durante o período de afastamento do então prefeito Drayton Nejaim. Em 2018, Elias Soares irá fazer 90 anos, muitos dos quais dedicados a serviço da população de Caruaru, cidade que tanto ama.



Genésio Guedes: Nascido em 02 de outubro de 1938, na cidade de Correntes, Genésio Guedes veio para Caruaru no ano de 1955 para trabalhar em uma farmácia pertencente ao seu tio. Aqui, formou-se no curso de técnico em Contabilidade. No ano de 1988, após receber o Título de Cidadão Caruaruense, ingressou na vida política e foi eleito vereador por três mandatos consecutivos, tendo como marcas de sua atuação a preocupação com os mais necessitados e o tom conciliador. Hoje, prestes a completar 80 anos, Genésio é casado, pai de 4 filhos, e avô. Continua dedicado a suas atividades, sendo proprietário de farmácia, compositor e membro da Acaccil e Rotary Club.



Onildo Almeida: Nascido em 13 de agosto de 1928, Onildo Almeida é natural de Caruaru e tem 3 filhos. Trabalho como locutor, músico e sonoplasta, na Rádio Difusora, onde criou programas como Expresso da Alegria e Vesperal das Quintas. É autor de 600 músicas, entre elas a de maior destaque, “A Feira de Caruaru”, gravada em 1957 por Luiz Gonzaga, parceiro que gravou 25 músicas de sua autoria. Como forma de reconhecimento, seu nome denomina o portal da Feira de Artesanato desde 1983. Hoje, Onildo é membro e ex-presidente da Acaccil e também sócio, com seu irmão José Almeida, da Rádio Cultura do Nordeste, que completa 60 anos no ar em 2018. Neste ano, o caruaruense está completando 90 anos de vida dedicados para a arte e cultura.



Nelson Barbalho: Nascido em 02 de junho de 1918, em Caruaru, Nelson Barbalho De Siqueira foi jornalista, historiador, pesquisador, lexicógrafo e compositor. Sua produção literária é de 110 livros. Destes, 50 sobre Caruaru, entre publicados e inéditos. O seu primeiro livro - Major Sinval - foi publicado em 1968. Reconhecido como historiador, possui também uma considerável produção musical, tendo nove composições gravadas por Luiz Gonzaga. Nelson Barbalho faleceu no Recife, em 22 de outubro de 1993, sendo sepultado na capital pernambucana. Seu corpo foi trasladado para Caruaru, em 2007, encerrando as comemorações do Sesquicentenário da Cidade.



Lídio Cavalcanti: Nascido em 04 de agosto de 1928, em Garanhuns, Lídio Bezerra Cavalcanti foi folclorista, compositor, radialista, ator, pesquisador da cultura popular e poeta. Chegou a Caruaru em 1950 para trabalhar como funcionário das Casas José Araújo, como locutor, atraindo os fregueses que por ali passavam. Em 1965, iniciou sua carreira como radialista na Rádio Liberdade, apresentando o programa BRASIL CABOCLO, sobre cultura popular. Nesse mesmo ano, mudou-se para a Rádio Cultura do Nordeste e criou, em 1967, o programa Agreste em Festa. Em 1974, recebeu o título de Cidadão Caruaruense. Em 1998, durante a gestão do prefeito João Lyra Neto, foi o homenageado do São João de Caruaru e, no ano seguinte criou, com o cordelista Olegário Fernandes, o Museu do Cordel, na Feira de Caruaru. Lídio faleceu em 06 de fevereiro de 2002, deixando dez livros para serem editados, todos falando sobre Caruaru.



Rádio Cultura do Nordeste: Em 31 de agosto de 1958, nasceu em Caruaru a Rádio Cultura do Nordeste, segunda da cidade e a primeira genuinamente caruaruense. A fundação oficial foi fruto da aquisição, por um grupo de empresários, de um pequeno transmissor AM montado artesanalmente pelo rádio técnico Jaime Mendonça. Os irmãos radialistas José e Onildo Almeida foram convidados para assumir o prefixo e, em 1961, arrendaram e compraram a emissora. Em 2018, a Rádio completa 60 anos ininterruptos no ar, com o compromisso de levar música, informações, futebol, jornalismo, entretenimento e educação aos ouvintes.

Nenhum comentário: