14/06/18

Adélio Lima recebe homenagem em Recife

A imagem de Adélio Lima no Parque de Eventos. Imagem: Paulo Filho

O ator Adélio Lima vai ser homenageado hoje em Recife. Adélio desde que participou do elenco principal do filme Gonzaga: de Pai para Filho, onde interpreta o personagem Luiz Gonzaga, permaneceu realizando palestras contando um pouco de sua experiência no filme e também tendo participações especiais em shows da música nordestina, em colégios, eventos de pequeno e de grande porte, inclusive até no chamado palco principal do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga durante o grandioso São João de Caruaru.

Essa exposição do personagem acaba ajudando a expandir o Baião, Forró e outros ritmos da região em comerciais, entrevistas na TV e no rádio.
Forrozeiros Também serão Homenageados
O Dia Municipal do Forrozeiro na cidade do Recife é comemorado dia 12/6. Instituída no calendário da cidade em 2016, a comemoração foi proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), mediante Lei de nº 18.444/2016, como uma maneira de homenagear os profissionais que ajudam a manter vivo, na Capital, o legado do ritmo mais nordestino de todos. Neste ano, no dia 14 de junho, dezenas de forrozeiros estarão presentes na Câmara Municipal do Recife para uma solenidade que homenageará figuras que têm contribuído para o fortalecimento do forró na cidade.
Homenageados
Confira a lista dos homenageados deste ano, além de Adélio Lima:
Abidoral – Radialista (Apresentador do Programa do velho Abidoral na Cabo FM), Adélio Lima (Ator), Arlindo Guia do Forró – Cantor e Forrozeiro, César Amaral – Cantor e Forrozeiro, Cikó Mascedo – Cantor e Forrozeiro, Eraldo Gonçalves – Divulgador, Forró Sem Fronteiras – Grupo Regional de Forró Pé de Serra, Genildo Souza – Cantor, Sanfoneiro e Forrozeiro, Iaponan Marins – Compositor, Cantor e Forrozeiro, Ledy Falcão – Cantora e Forrozeira, Leno e Mônica Holanda (Tonho & Tonha) – Rádio Tropical FM, Lia de Carvalho – Cantora e Forrozeira, Luizinho de Serra – Cantor, Sanfoneiro e Forrozeiro, Malú Marinho – Cantora e Forrozeira, Manoelzinho do Acordeon – Cantor, Sanfoneiro e Forrozeiro, Marcelo Assis – Cantor, Compositor e Forrozeiro, Nené Oliveira – Cantor, Sanfoneiro e Forrozeiro, Sevy Nascimento – Cantora e Forrozeira, Shopping Tacaruna – (Projeto Taca Mais Musica) – Tamar Moura – Cantora e Forrozeira, Quinteto Violado – Grupo Musical Regional.
A solenidade começa às 15 horas e, após o evento, o estacionamento da Câmara será tomado por muita festa em um grande forró!
No Brasil
O Dia Nacional do Forró é celebrado em 13 de dezembro, dia do nascimento de Luiz Gonzaga.
Na Capital do Forró
O Projeto de Lei n° 7.506/2017 de autoria do vereador Lula Torres, institui o dia 25 de junho como Dia Municipal do Forrozeiro. O fato se deu dia 11 de agosto do ano passado, assim sendo, deve ser comemorado pela primeira vez este ano.

Nenhum comentário: