28/06/18

Confira a Programação Completa do Festival de Inverno deste Ano


A partir das 19 horas do próximo dia 19 e até o amanhecer do dia 29 de julho, o agreste pernambucano vai se transformar novamente em destino certo para a vivência do que há de mais belo e pulsante na arte e na cultura do Brasil. 
No momento em que a companhia teatral carioca Barca do Corações Partidos subir ao palco do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para apresentar – pela primeira vez em Pernambuco – o espetáculo “Auê”, estará oficialmente aberta a 28ª edição do FIG, o Festival de Inverno de Garanhuns.

Confira Aqui a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Vencedor do Prêmio Shell 2016 na categoria de melhor direção, o espetáculo que mistura dança, performance, música e teatro é uma celebração da diversidade cultural brasileira e reflete bem o tema e a grande homenageada desta edição do FIG: a liberdade.
Música autoral e contemporânea, que trafega por circuitos mais alternativos de divulgação, é a pegada do Palco Pop. A partir da terça-feira (24) e até o sábado (28), passam por lá atrações como a cantora baiana Xênia França, a rapper paulista Tássia Reis, os cantores recifenses Juvenil Silva e Publius Lentulus, o baiano Giovanni Cidreira, a banda cearense Jonnata Doll e Os Garotos Solventes, a goianense Boogarins e a icônica Tribo de Jah.
FOTOGRAFIA
Quatro exposições, além de uma intervenção urbana e um relançamento de livro fotográfico estão na programação do FIG. Entre os temas abordados, destaque para a relação do homem com a natureza; o cotidiano em comunidades quilombolas e indígenas na América Latina; o Carnaval Pernambucano e a tradição milenar das loiceiras de Tacaratu.
DESIGN E MODA
Promover o consumo consciente, evidenciar paisagens e hábitos do Agreste pernambucano, enaltecer produtores locais, e até refletir sobre os logotipos utilizados ao longo da história do FIG estão entre os objetivos da programação de Design e Moda do Festival. São oito ações que abrem ao público a partir do sábado (21), incluindo um mercado de moda com marcas pernambucanas, independentes e autorais.
PALCO INSTRUMENTAL
Aguinaldo Leonel/Secult-PE
Aguinaldo Leonel/Secult-PE
Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, o maestro Ademir Araújo será uma das atrações do Palco Instrumental
A música instrumental está presente em mais uma edição do Festival de Inverno de Garanhuns. O palco no Parque Ruber van der Linden recebe, a partir da terça-feira (24), atrações como o Maestro Duda, a Banda Musical Curica e o Maestro Ademir Araújo (três Patrimônios Vivos de Pernambuco), o pianista Vitor Araújo, o saxofonista Leo Gandelman, e o guitarrista baiano Armandinho, que encerra a programação do polo no sábado (28), em um show com o arcodeonista Beto Hortis.
ARTESANATO
Eric Gomes/Secult-PE/Fundarpe
Eric Gomes/Secult-PE/Fundarpe
FIG 2018 contará mais uma vez com a participação do Armazém das Artes e Negócios
A parceria com o SEBRAE está garantindo mais uma edição do Armazém das Artes e Negócios. Este ano, serão setenta e seis estandes ocupados pelos artesãos selecionados pelo SEBRAE, pela Convocatória para ocupação de espaços da Secult/Fundarpe ou convidados pela organização. Mestre NidoMestra Cida, a Associação das Artesãs de Passira e a Associação dos Mamulengueiros de Glória do Goitá estão entre as atrações.
PALCO FORRÓ
Eric Gomes/Secult-PE/Fundarpe
Eric Gomes/Secult-PE/Fundarpe
O forrozeiro Azulão é um dos nomes mais expressivos da cena cultural de Pernambuco e será uma das atrações do FIG 2018
Nádia MaiaIrah CaldeiraAzulão, Cezzinha e Gennaro são algumas das atrações que vão esquentar o palco Forró do FIG 2018. As apresentações acontecem de terça-feira (24) até o sábado (28).
SOM NA RURAL
Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe
Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe
A cantora Isaar vai se apresentar no Som da Rural
A mistura de gêneros que tem atraído cada vez mais público ao polo Som na Rural, localizado no Parque Euclides Dourado, está reforçada nesta edição do FIG. A programação por lá já abre na sexta-feira (21), a partir das 18h, e segue até o sábado (28). Entre as atrações confirmadas estão o Mestre Luiz Paixão, os cantores olindenses Gilu Amaral e TinéBande Dessinée, a cantora mineira Ceumar, a pernambucana Isaar e outros nomes de destaque da nova música pernambucana, como Vertin MouraGabi da Pele Preta e Helton Moura.
MÚSICA NA CATEDRAL
Leo Caldas/Secult-PE/Fundarpe
Leo Caldas/Secult-PE/Fundarpe
A Catedral de Santo Antônio será palco mais uma vez do Música na Catedral
A Catedral de Santo Antônio segue como polo para apreciação de instrumentistas  e cantores que chegam a Garanhuns com as programações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Festival Virtuosi, parceiros do FIG.
As atrações sob a curadoria do CPM começam já na quinta-feira (19), com Wagner Tiso Trio. Entre os destaques da programação estão ainda o grupo SaGRAMA, as cantoras Ná Ozzetti e Mônica SalmasoFrancis Himme e Olívia Himme, e o show “10 Anos sem Caymmi”, com presença de Danilo Caymmi e instrumentistas.
Já o Festival Virtuosi chega à sua 15ª edição na Serra trazendo instrumentistas de excelência como o pianista Victor Asuncion, os integrantes do Quinteto Sopro BrasilSexteto BrassilOrquestra Jovem de Pernambuco sob a regência de Rafael Garcia e do contratenor João Paulo Ferreira. Na sexta-feira (27), o Virtuosi promove o concerto ‘Canto de Uma Nação’, com canções típicas brasileiras do compositor Heitor Villa-Lobos.
GASTRONOMIA
A gastronomia do agreste pernambucano é destaque na programação do FIG. A mostra “Panela de Barro, Cultura no Prato” agrega atividades como exposição das loiceiras de Belo Jardim, vivência com as Mestras Delma, Cida e Neguinha, além de lançamento de livros, debates e “cozinha show” com chefs de Garanhuns selecionados através de curadoria específica.
ARTES VISUAIS
Quatro exposições e uma performance integram a programação de Artes Visuais do FIG 2018. A partir do contato com o trabalho dos artistas Tonfil, França Bonzion, Ana Flávia Mendonça e Priscila Rezende, o público do Festival poderá refletir sobre temas como o preconceito na sociedade, padrões de beleza e comportamento impostos às mulheres e injustiças sociais. Uma instalação de Thelmo Cristovamconvida ainda para uma imersão sonora em obras desenvolvidas a partir de princípios da matemática e aspectos da bioacústica.
PATRIMÔNIO
De 19 a 28 de julho, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns – IHGCG promove ações como lançamento da revista “Ruber”, palestras, recital de canto gregoriano e apresentações teatrais. Já a exposição Museu Afro Digital destaca o acervo da Coleção Missão Folclórica de Mário de Andrade, com peças de terreiros de Pernambuco confiscadas nos anos 1930, através de recursos interativos e holográficos.
AUDIOVISUAL
A recente produção cinematográfica do Estado será mais uma vez o destaque da programação de audiovisual. As sessões serão gratuitas, para todas as idades, seguidas por debates com realizadores.

Nenhum comentário: