16/06/18

Prefeita Raquel Lyra entrega certificados a adolescentes na Casa das Juventudes


Ontem (15), 150 jovens que passaram por capacitação na Casa das Juventudes de Caruaru, receberam os certificados das oficinas promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O encontro aconteceu no prédio do programa no município, onde cinco cursos foram realizados pela Coordenação de Juventude, no período de 16 de abril a 15 de junho deste ano, no Bairro São Francisco.
A prefeita Raquel Lyra celebrou este momento junto aos estudantes, que teve também uma representação simbólica pelo fato dela ter sido a idealizadora do Programa Casa das Juventudes, enquanto Secretária da Criança e Juventude, pelo Governo do Estado. Nessa época, a sanção da regulamentação da lei nº 14.577/2011 foi assinada pelo governador em exercício, João Lyra Neto.
“Para mim é uma alegria diferenciada porque a gente lutou muito para o programa acontecer em cada um dos municípios do nosso estado e trabalhar não só a questão da qualificação profissional, mas a discussão das políticas públicas entre os jovens, como bem foi colocado hoje aqui por eles próprios, que ocupam esse espaço. Agora nós estamos fazendo o programa de qualificação para a partir de julho lançar como política pública do nosso município, nas mais diversas secretarias”, ressaltou Raquel. 
Para este momento foram oferecidas oficinas profissionalizantes de Informática e Espanhol básicos, assim como Fotografia, Photoshop e Programação, com período médio de 36 horas-aulas cada uma. O projeto de capacitações foi voltado para a inserção dos jovens no mercado de trabalho com idade entre 14 e 29 anos, onde, nessa leva, foram incluídos 11 adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade, através de parcerias.
“Foi a oportunidade que esses adolescentes tiveram de se profissionalizarem no retorno ao convício da sociedade. Sem isso, fica difícil resgatá-los das drogas e da criminalidade. É um trabalho que dá resultado, como aconteceu com um dos nossos jovens que foi liberado há 15 dias e iniciou o trabalho dele num ‘ciber’ em Santa Cruz do Capibaribe. É gratificante saber que daqui hoje também saem outros dois instrutores nossos, formados pela Casa das Juventudes”, destacou a coordenadora geral da Funase-Casem Caruaru, Anabel Brandão.

Nenhum comentário: