14/08/18

Nota de Pesar pelo falecimento de José Pimentel

Rodrigo Ramos/CulturaPE

Aos 84 anos, partiu nesta terça-feira (14), um baluarte das artes cênicas pernambucanas, uma luz que inspira a todos os realizadores de cultura no Estado: o ator, diretor e dramaturgo José Pimentel.

Nascido em Garanhuns, Pimentel estreou nos palcos em 1956. Após 40 anos interpretando Jesus no espetáculo da Paixão de Cristo, que também dirigia, o artista multifunções foi titulado Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2017. Incansável, declarou à época que queria, “a partir desse título, seguir o trabalho com o teatro e as artes em geral, com honestidade, ética e vontade de levar a todos o que eu aprendi e o que eu tenho pra aprender”.
Na última entrevista concedida ao portal Cultura.PE, em fevereiro deste ano, Pimentel relembrou momentos diversos de sua carreira, desde a descoberta da paixão pelo teatro, suas experiências no cinema, e passagens pelo jornalismo e o fisiculturismo.
As culturas pernambucana e brasileira sofreram hoje uma grande perda, mas o exemplo de persistência e devoção às artes de José Pimentel segue inspirando a todos nós, que aqui continuamos lutando pela consolidação de políticas culturais que honrem sua luta e reverenciem o seu legado.
Márcia Souto
Presidente da Fundarpe

Marcelino Granja
Secretário de Cultura do Estado

Nenhum comentário: