27/09/18

Último dia dessa temporada de "Dorotéia"


Já se passaram 25 anos desde quando o espetáculo estreou. Foi em 1993 quando Severino (Dorotéia) entrou em cena com Maria Alves (personagem Madalena), atual presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. Texto de Carlos Alberto Ratton, com direção de Gilberto Brito. “Dorotéia” deu uma trégua e voltou em 2011, dessa vez com Welba Sionara. Em 23 de novembro de 2013 o espetáculo vai ara Europa, a convite da ENTREtanto teatro e Câmara Municipal de Valongo cidade do Porto em Portugal.

“Dorotéia” cumpriu temporadas nas cidades de Caruaru, Arcoverde, Recife, Bom conselho, Cabo de Sto. Agostinho, Garanhuns, e Palmares, em Pernambuco, e também nas cidades de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos BA, João Pessoa PB e São José do Rio Preto SP. Participou de vários Festivais Nacionais e recebeu 39 Prêmios nas diversas categorias.
São duas as personagens desse drama de Ratton: Dorotéia, uma velha mãe que exerce seu autoritarismo sobre a filha, Madalena, a qual, por sua vez, vive sob o jugo materno, sufocando, assim, seus desejos mais íntimos.
Esse autoritarismo de Dorotéia traz os ecos de um passado humano matriarcal, em que a mulher-mãe centralizava todo o poder da família ou da comunidade. Os abusos do patriarcalismo se equivalem aos de um matriarcalismo centralizador, de forma que é o próprio exercício do poder autoritário o que se impõe como objeto de discussão em Dorotéia vai à guerra.

O Grupo de Teatro Arte-Em-Cena, fundado em 1987, ou seja, há mais de três décadas, busca o aperfeiçoamento técnico, investindo na pesquisa do trabalho artístico de forma a proporcionar ao público, de tempos em tempos, espetáculos que traduzam a grandeza da arte. Possibilitando o acesso a obras literárias, a exemplo das montagem de: Quinze Anos Depois de Bráulio Tavares, Avatar de Paulo Afonso Grisolli, Dorotéia Vai à Guerra de Carlos Alberto Ratton, Diário de 1 Louco de Nikolai Gogol – adaptação de Rubem Rocha Filho, Romance do Conquistador de Lourdes Ramalho, Deus Danado de João Denys e A VISITA do encenador espanhol Moncho Rodriguez, que esteve em cartaz em Caruaru recentemente.
SERVIÇO:
Projeto Palco Parceria
Doroteia Vai à Guerra
Temporada no Teatro Rui Limeira Rosal – SESC Caruaru
Hoje, 27 de Setembro.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário: